Quando optar pela locação de veículos para frota?
8 de dezembro, 2023 1030
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Quando optar pela locação de veículos para frota?

A locação de veículos para frota pode funcionar como uma alternativa estratégica, oferecendo flexibilidade e adaptabilidade para negócios em crescimento ou com necessidades variáveis. 

Optar por alugar veículos, ao invés de comprá-los, pode representar não apenas uma economia de investimento inicial, mas também uma maneira de alinhar a frota às demandas específicas e em constante mudança do negócio.

Além disso, a locação de veículos abre portas para uma gestão mais simplificada, com manutenção e serviços muitas vezes inclusos nos contratos de aluguel. Nesse cenário, é preciso compreender os prós e contras, bem como as melhores práticas na gestão de uma frota alugada.

O que é e como funciona a locação de veículos para frota?

A locação de veículos para frota é um serviço que permite às empresas alugar veículos por um período estipulado, em vez de comprá-los. Esse aluguel pode ser de curto ou longo prazo, proporcionando flexibilidade para ajustar a frota conforme as demandas operacionais mudam.

A empresa locatária paga uma taxa periódica, que geralmente cobre custos de manutenção e, em alguns casos, serviços adicionais como assistência na estrada e substituição de veículos em caso de falhas. 

Ou seja, é um modelo que funciona através de contratos com empresas especializadas, que oferecem uma variedade de veículos para locação, seja para transporte de carga, deslocamento de equipes ou outras finalidades empresariais.

Isso elimina a necessidade de um grande investimento inicial na compra de veículos e transfere a responsabilidade de manutenção e depreciação para a locadora, permitindo às empresas focar em suas operações principais, ao mesmo tempo em que mantém uma frota moderna e eficiente.

Qual a diferença entre alugar e comprar veículos?

Ao comprar um veículo, a empresa adquire a propriedade total, o que implica um investimento inicial significativo e custos contínuos de manutenção, além da responsabilidade pela depreciação do valor do veículo ao longo do tempo.

Por outro lado, com o aluguel de veículos, a empresa paga uma taxa periódica pelo uso do veículo, sem preocupações com depreciação ou venda futura.

A locação oferece maior flexibilidade operacional, permitindo que a empresa ajuste sua frota facilmente de acordo com as necessidades, sem o compromisso financeiro a longo prazo associado à compra.

Além disso, a locação muitas vezes inclui manutenção e reparos, reduzindo os custos e a carga administrativa de gerir uma frota.

Qual a diferença entre frota alugada e frota terceirizada?

Na frota alugada, a empresa mantém o controle direto sobre os veículos e os motoristas, gerenciando aspectos como rotas, horários e logística. Ela aluga os veículos de um fornecedor, mas a operação diária é de sua responsabilidade.

Já na terceirização de frota, a empresa contratante delega não apenas os veículos, mas também a gestão operacional. Isso inclui a gestão de manutenção, programação de rotas e, frequentemente, a contratação de motoristas.

Essa opção é ideal para empresas que preferem se concentrar em suas atividades principais, deixando a gestão logística e de transporte nas mãos de especialistas. 

Ambas as opções oferecem vantagens, mas a escolha depende das necessidades específicas da empresa e de quanto controle ela deseja manter sobre suas operações de frota.

Qual a vantagem de alugar um veículo?

Uma das principais vantagens é a redução do investimento inicial, já que alugar elimina a necessidade de um grande desembolso de capital para a compra de veículos.

Além disso, a locação permite um acesso mais fácil a uma frota diversificada e atualizada, com a opção de trocar os veículos conforme necessário, adaptando-se rapidamente às mudanças nas necessidades operacionais ou às inovações tecnológicas.

Outro benefício significativo é a simplicidade na gestão de frota, pois os custos de manutenção e reparo geralmente estão inclusos no contrato de locação, reduzindo a carga administrativa e de manutenção.

Por esse mesmo motivo, alugar, geralmente, oferece uma previsibilidade financeira maior, com pagamentos mensais fixos que facilitam o planejamento orçamentário.

E qual a desvantagem da locação de veículos para frota?

Uma desvantagem da locação de veículos para frota é a falta de propriedade, o que significa que, apesar dos pagamentos regulares, a empresa não acumula nenhum capital no veículo.

Além disso, contratos de locação podem incluir limitações como quilometragem máxima e condições específicas de uso, o que pode não ser adequado para todas as operações.

Outro ponto a considerar é a potencial dependência do fornecedor de locação, que pode impactar a flexibilidade operacional em caso de mudanças repentinas nas necessidades da frota ou na disponibilidade de veículos.

Quando é melhor fazer a locação de veículos para frota?

A locação de veículos para frota é particularmente benéfica em situações onde a flexibilidade e a redução de custos operacionais são prioritárias.

Isso inclui cenários em que a demanda por veículos é sazonal ou sujeita a flutuações frequentes, permitindo que as empresas ajustem sua frota rapidamente em resposta às mudanças nas necessidades do mercado.

Também é uma opção atraente para empresas em crescimento ou em fase de transição, que podem não ter capital suficiente para investir em uma frota própria no momento.

A locação de veículos mensal é ideal para empresas que preferem ter acesso a veículos mais novos e tecnologicamente avançados, mantendo sua frota atualizada sem os custos associados à substituição regular de veículos antigos.

Além disso, para projetos específicos de curto a médio prazo, a locação oferece a conveniência e eficiência sem a necessidade de um alto investimento em veículos que podem não ser necessários posteriormente.

Como fazer a gestão de uma frota alugada?

Inicialmente, você deve selecionar o parceiro de locação de veículos para frota que atenda às demandas da sua empresa. Para isso, faça um levantamento de tudo aquilo que a sua frota necessita e quais serão as operações realizadas.

Uma vez estabelecida a frota, começa a utilização dos veículos e gerenciamento das operações em si. É preciso monitorar as rotas, ter rotinas de manutenção preventiva e cuidados com os pneus, assim como rastrear o consumo de combustível por veículo.

Esses detalhes contribuem para manter os veículos em pleno funcionamento, garantindo tanto uma frota mais eficiente e econômica, quanto evitando problemas com a locadora dos veículos.

Além disso, treinar os motoristas sobre as melhores práticas de condução e uso eficiente dos veículos pode ajudar a reduzir custos e prolongar a vida útil dos automóveis alugados.

Por falar nisso, manter uma comunicação aberta e regular com a empresa de locação é importante para resolver rapidamente quaisquer problemas e garantir que os termos do contrato sejam cumpridos.

Acompanhar indicadores de desempenho e métricas de custos operacionais e produtividade das operações também ajuda a identificar oportunidades de otimização e ajustes necessários no tamanho ou na composição da frota alugada.

Com uma gestão cuidadosa e atenção aos detalhes, uma frota alugada pode ser uma solução altamente eficiente e econômica para muitas empresas.

Quer otimizar a gestão de sua frota? Conheça um guia completo sobre planejamento de frotas e o que é necessário para obter máxima eficiência nas suas operações.
Baixe grátis o nosso material Planejamento de Frotas 2024 e transforme a maneira como você gerencia seus veículos.