O que é uma frota sustentável e porque é importante?
24 de outubro, 2022 2673
Sustentabilidade no transporte
Artigo Artigo

O que é uma frota sustentável e porque é importante?

A frota sustentável virou uma realidade desde que o compromisso das empresas brasileiras com o meio ambiente aumentaram e, ao decorrer do tempo, se torna cada vez mais importante pensar na sustentabilidade dos negócios.

O principal objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico e poluição do meio ambiente através de veículos ecológicos, educação ambiental para os motoristas e reciclagem de materiais com uma manutenção que vise menos desperdício de componentes do caminhão.

Todas essas práticas auxiliam na preservação do nosso planeta, fazendo o uso de uma política ambiental ativa e comprometida com a sociedade.

O que é uma frota sustentável?

Quando falamos de uma frota sustentável, estamos nos referindo a um conjunto de ações realizadas na gestão da frota para que ela reduza as emissões de gases poluentes e contribua na preservação ambiental.

A própria sustentabilidade pode ser definida como o equilíbrio entre utilizar recursos naturais para suprir as necessidades do ser humano, mas os preservando ao mesmo tempo, de forma em que seja realizada a utilização de maneira consciente e não prejudicial ao meio ambiente. 

Além disso, seguir as leis de transporte protetoras do meio ambiente impostas pelo IBAMA é uma obrigatoriedade para que a sua frota seja realmente sustentável.

Por que a sustentabilidade é importante?

A empresa que lida com uma cadeia de suprimentos ou apenas com o transporte de cargas, mercadorias ou passageiros, possui várias etapas. Em cada uma delas, pode colaborar de alguma maneira para ajudar o meio ambiente.

No transporte de cargas, por exemplo, pode aderir a veículos modernos ou mesmo elétricos, que auxiliam na redução do impacto ambiental. 

Para o deslocamento de membros da equipe, pode tomar medidas como: todos que precisam realizar uma movimentação no dia devem compartilhar o mesmo carro, a fim de diminuir o número de carros na rua, emitindo mais gases poluentes.

Entre os principais benefícios de adotar essas medidas, estão:

  • Redução de gases poluentes;
  • Redução do consumo de recursos naturais;
  • Diminuição de impactos negativos no solo, ar, flora e fauna;
  • Menos produção de lixo;
  • Adequação às legislações do IBAMA;
  • Posicionamento de responsabilidade social.

Como funciona a sustentabilidade na logística?

Através de três conceitos: econômico, social e ambiental.

O primeiro se refere ao desenvolvimento econômico com condições adequadas para não haver degradação do meio ambiente. Assim, mantendo o equilíbrio do ecossistema.

O segundo é estabelecido pensando no desenvolvimento coletivo dos colaboradores da empresa e melhores condições de trabalho. Ou seja, visando o cuidado com a saúde mental dos funcionários e instruções que colaborem com a redução de impactos ambientais.

Já o terceiro é focado em ações diretas e indiretas de curto, médio e longo prazo que impactam positivamente o meio ambiente. Principalmente no que se refere à redução de gás carbônico, de lixo, de vazamentos, entre outros.

Cada uma dessas bases podem ser introduzidas aos poucos ou simultaneamente na frota. O importante é dar o primeiro passo pela sustentabilidade ambiental.

Quais métodos você pode utilizar para promover uma frota sustentável?

Treine os motoristas

Tudo que você deseja implantar na transportadora, precisa ser repassado para os colaboradores em forma de treinamento. Só a conscientização ajuda a iniciar, de fato, a sustentabilidade na logística. 

Respeite os limites de carga

Todo veículo possui um limite máximo de carga e ultrapassá-lo influencia negativamente o desempenho. 

Pois, acontece um maior consumo de combustível, desgaste dos pneus, danificação das estradas, entre outros problemas que aumentam o custo da frota e o desperdício, fazendo mal à natureza.

Otimize as rotas

Otimizar rotas através de trajetos menores e em horários de movimento reduzido, evitando engarrafamentos, ajuda a consumir menos combustível e conter a emissão de gás carbônico.

Opte pelo uso de combustíveis sustentáveis

Vale analisar cada tipo de combustível e os modelos de veículos da sua frota, identificando qual é a melhor alternativa para cada automóvel e promovendo uma frota sustentável.

Por exemplo, o etanol é menos poluente que o diesel, já que é produzido com matéria-prima vegetal. Por isso, se o veículo for compatível, essa é sempre a melhor opção pensando no meio ambiente.

Inclusive, o etanol é até considerado um biocombustível. Este que, pelo nome, já se mostra a opção mais voltada aos objetivos de sustentabilidade. 

Isto porque é produzido com diferentes tipos de biomassa que causam pouco ou nenhum impacto à natureza — ao contrário dos combustíveis fósseis mais comuns.

Faça o uso de pneus ecológicos

Os pneus ecológicos, conhecidos também como pneus verdes, possuem um aro de borracha que reduz a utilização do petróleo como componente da peça na hora da produção. 

Além de ser um modelo de pneu mais durável, é menos poluente. Confirme se os veículos da sua frota estão aptos para receber a montagem deste tipo de pneu.

Adquira veículos ecológicos

Iniciar a substituição dos veículos da sua frota, criando uma “ecofrota”, é uma ação que você deve planejar para aderir inteiramente ao conceito de frota sustentável. 

Você pode optar por carros híbridos, cujo motor funciona com a combustão e/ou por um propulsor movido a energia elétrica. Dessa forma, consumindo até 50% menos combustível que os veículos convencionais.

Por outro lado, você também tem à disposição modelos totalmente elétricos, os quais são mais econômicos e menos poluentes. 

O ponto negativo é que o custo de aquisição é mais alto e você pode enfrentar problemas como a falta de disponibilidade de pontos de recarga, que ainda são poucos em território brasileiro.

Para realizar todas essas mudanças, é necessária uma gestão de frotas organizada e fluída, que entenda as necessidades da empresa e realize um planejamento adequado.


Por isso, continue lendo sobre: Como fazer uma boa Gestão de Frotas.