Biocombustível: Saiba Porque Você Deve Usar Na Sua Frota! | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
5 de agosto, 2022 3856
Consumo de combustível
Artigo Artigo

Biocombustível: Saiba Porque Você Deve Usar Na Sua Frota!

Biocombustível é um combustível produzido a partir de biomassa, que pode ser usado como um substituto para combustíveis fósseis. A biomassa pode ser qualquer material orgânico que pode ser queimado para produzir energia.

Eles são uma importante fonte de energia renovável e podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Cada vez mais as empresas estão se preocupando em se enquadra em empresas verdes, que se preocupam com o meio ambiente. Por isso, investir neste tipo de combustível é pensar em sustentabilidade, além do valor, em que diversas parte do Brasil é mais em conta.

Formas de Uso Do Biocombustível!

O biocombustível pode ser utilizado como um combustível alternativo para automóveis, motores e outros equipamentos que funcionam com gasolina ou diesel. Ele pode ser feito a partir de diversos tipos de biomassa, como plantas oleaginosas, bagaço de cana, resíduos de madeira e outros.

Além de ser menos poluente que os combustíveis fósseis, ele também é renovável, o que o torna uma opção mais interessante.

Tipos De Biocombustível!

Os principais tipos de biocombustível para carros são:

Etanol: O etanol é o biocombustível mais comumente usado no Brasil. Ele é derivado da cana-de-açúcar e pode ser usado em motores flex, que são capazes de funcionar tanto com gasolina como com etanol.

Biodiesel: O biodiesel é um combustível líquido derivado de plantas oleaginosas, como soja, mamona e girassol. Ele pode ser usado em motores a diesel, mas também pode ser misturado com o diesel fóssil em motores convencionais.

Hidrogênio: O hidrogênio é um gás que pode ser usado como combustível para carros a gasolina ou a diesel. Ele é queimado em um motor elétrico, que é mais eficiente que um motor a combustão. No entanto, ainda há muitos desafios para o uso do hidrogênio como combustível, como a questão da infraestrutura e do armazenamento.

Além desses ainda temos o biogás, que é derivado da composição orgânica das bactérias, e o biometanol. Ainda podemos citar o Gás natural veicular (GNV), que apesar de não ser o biocombustível, é uma alternativa menos poluente que a gasolina comum e o diesel.

Vantagens De Usar Biocombustível Na Sua Frota

A utilização de biocombustível em uma frota de veículos traz diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

O biocombustível é uma alternativa para os combustíveis fósseis, como o petróleo, que estão se tornando cada vez mais escassos e caros. Além disso, o biocombustível é uma fonte de energia renovável, ou seja, seus estoques não se esgotam.

Outra vantagem é que o biocombustível é menos poluente do que os combustíveis fósseis. Ele emite menos gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), o que contribui para a diminuição do efeito estufa.

Por fim, a utilização de biocombustível também gera economia. Isso porque, como o preço do barril de petróleo está cada vez mais alto, a utilização de biocombustível torna-se cada vez mais vantajosa economicamente.

Entretanto, vale ressalvar que nem tudo são flores, uma vez que o crescimento acelerado do consumo de materiais a parti de biomassa pode acelerar o desmatamento.

Com base nisso, incentive práticas de reflorestamento na sua cidade e em todo Brasil, isso é de suma importância para manter o equilíbrio.

Porque a Sua Frota Deve Adotar o Biocombustível?

Existem diversas vantagens, já citamos algumas acima. Porém, batemos na tecla de quê pensar na sustentabilidade é cada vez mais importante para todas as empresas.

Antes de tudo, você deve ter em mente que essa prática irá tornar a sua empresa, uma empresa que busca melhorias para toda a população, uma vez que os biocombustíveis são renováveis.

Além disso, a economia da sua empresa agradecerá, uma vez que este tipo é mais barato que os convencionais como gasolina e diesel, apesar de muitas vezes renderem menos, os biocombustível ainda podem valer muito apena – o Etanol é o mais comum no Brasil.

Por isso, faça um teste e verifique a razão rendimento x preço, e saiba qual o melhor para a sua frota. Mas, não precisa fazer isso a mão, aqui na MaxiFrota temos as soluções perfeitas para você ter  o controle total do que é gasto, como é consumido e ainda garantir desconto com os nossos parceiros na hora de abastecer.

Ficou curioso? Clique aqui e conheça as nossas soluções.