5 sistemas para gestão de frotas para começar a usar em 2023
24 de novembro, 2022 2496
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

5 sistemas para gestão de frotas para começar a usar em 2023

A tecnologia vem se fazendo mais presente nas frotas e operações de veículos há alguns anos, tendo diversas opções hoje para implementar um sistema para gestão de frotas. 

Porém, por serem numerosas etapas envolvidas nessas rotinas, as soluções acabam se dividindo para atender às dores específicas de cada área.

Por exemplo, existem sistemas voltados apenas para a manutenção dos veículos, outros para gerenciar os pneus da frota e ainda tem alguns exclusivos para atender às demandas de abastecimento de veículos.

Isso pode deixar você pensando:

Qual é o melhor sistema de gestão de frotas?

A resposta é simples: aquele que atende às demandas da sua operação. 

A verdade é que todos os sistemas trazem vantagens e benefícios à rotina da frota, mas o ponto crucial para saber se você vai aproveitar todos é entender o problema que você enfrenta. 

Embora você possa receber essa afirmação com um pouco de ressalva, você vai entender o porquê dela. 

As frotas estão presentes em diferentes tipos de empresa, podendo ser frotas de veículos de construção, veículos corporativos, para transporte de cargas ou de passageiros, entre tantos outros. 

Dessa forma, os problemas enfrentados por cada uma são diferentes. 

Enquanto uma empresa de transporte de cargas pesadas sofre mais com o alto consumo de combustível e com o desgaste excessivo de pneus, uma empresa de engenharia enfrenta uma grande quantidade de avarias nos veículos e a ociosidade destes.

A partir disso, você já consegue imaginar que as soluções necessárias para cada caso são diferentes também, certo?

Por isso, a resposta que demos à questão de qual é o melhor sistema para gestão de frotas é até um pouco vaga. Mas é a melhor resposta que você vai encontrar, não tenha dúvidas disso.

Agora, para decidir qual software usar na sua operação, conheça:

Quais são as alternativas existentes?

Elas são muitas, e você pode buscá-las com informações mais aprofundadas conforme identificar a necessidade de implementar uma solução em alguma etapa da sua frota.

Para dar um início na sua procura, trouxemos algumas das principais tecnologias e que são tendências para a gestão de frotas. Confira: 

Sistema de rastreamento e telemetria

O rastreamento e telemetria funcionam para diferentes funções, como prevenir a saída de rota, aumentar a segurança no trânsito e acompanhar o comportamento dos condutores.

Embora algumas soluções ofereçam tanto o rastreamento quanto a telemetria em um tipo de pacote, você também pode pensar neles como elementos separados.

O rastreamento é o mais simples, mostrando apenas a posição do veículo e pausas realizadas no trajeto. A telemetria, além dessas informações, consegue registrar dados da temperatura do motor, consumo de combustível por rota, entre outros.

Sistema de gestão de abastecimento

O combustível, seja gasolina, diesel ou outros tipos, tem um custo bastante alto nas frotas. Quanto mais veículos, mais alto o valor utilizado para abastecimento.

Por isso, ter um sistema que centraliza todos os valores gastos e permite controlar o limite de gasto por motorista e/ou veículo torna-se uma ferramenta essencial.

Em alguns casos, como na MaxiFrota, é possível ter um cartão de abastecimento para cada motorista. Assim, o gestor controla, pelo sistema, qual o valor limite disponível e sempre recebe as atualizações quando um abastecimento é realizado.

Sistema de gestão de pneus

Principalmente no transporte de cargas, de passageiros e para os veículos de construção, a inspeção de pneus é fundamental. Aliás, toda a rotina da gestão desses ativos deve acontecer regularmente.

Ou seja, é preciso sempre verificar a pressão e profundidade dos sulcos dos pneus, gerando dados que podem ser analisados para entender, por exemplo, qual a melhor marca e modelo de pneu.

Todas essas tarefas são mais fáceis e acontecem mais rapidamente com o auxílio do sistema de gestão de pneus.

Sistema para pagamento de pedágios

Encontramos muitos pedágios nas rotas de uma frota, por isso, tornar o pagamento deles mais prático e ágil é uma medida interessante a tomar.  A tag pedágio é um produto já bem conhecido no mercado, e sua contratação pode se dar tanto em um plano pré-pago quanto pós-pago.

Uma dica: com o fast pass, da MaxiFrota, você também tem direito à utilização de diversos estacionamentos que terão o valor incluído no controle da solução.

Sistema de gestão de manutenção

A manutenção dos veículos é uma frente que não pode, jamais, ser deixada de lado. Inspecionar a frota através do checklist é o que permite identificar falhas e realizar serviços preventivos, antes que um problema mais grave aconteça. 

Como é uma das áreas que mais gera gastos na operação, também é interessante buscar os sistemas que permitem realizar orçamentos e fazer o controle de gastos por tipos de manutenção.

E você ainda tem o bônus de ter o controle de estoque todo digitalizado, tornando a rotina geral muito mais produtiva.

Você percebeu que a MaxiFrota tem vários sistemas disponíveis para você incluir na rotina da frota? Então, a gestão de manutenção é mais um deles.


Confira, em detalhes, todas as nossas soluções visitando o site MaxiFrota.