Conheça a melhor solução de rastreamento e telemetria para a sua gestão
29 de julho, 2022 2489
Segurança
Artigo Artigo

Como funciona uma tecnologia de rastreamento e telemetria

Um programa de rastreamento e telemetria pode proporcionar informações cruciais na sua gestão de frotas. A começar, pelo acompanhamento do veículo em tempo real — principal motivo para o surgimento dessas tecnologias.

O que muito se discute na hora de realizar a aquisição de uma dessas tecnologias é a diferença entre elas. Enquanto uma, o rastreamento, é mais simples e fornece apenas informações mais básicas sobre a rota, a outra é bem completa e dispõe de dados que trazem conhecimento e tomadas de decisão melhores.

Para entender mais a fundo essas diferenças, os benefícios que cada uma traz e, também, qual você deve utilizar na sua empresa, confira a seguir.

Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?

Rastreamento

O rastreamento é o meio mais básico de controle de deslocamentos da frota. O objetivo dele é visualizar as movimentações e paradas praticamente em tempo real — dependendo da conexão do sistema com a central da operação e/ou sinal de satélite, ele pode levar de 30 segundos até 3 minutos para atualizar a posição verdadeira do veículo.

Além da posição do veículo e pausas realizadas na rota, o máximo que você consegue obter de informação com o rastreamento é a velocidade média utilizada.

Ainda assim, com esse pouco de dados, já é possível benefícios como:

  • Melhor controle de quilometragem de cada veículo;
  • Redução de multas;
  • Mais segurança nas operações de transporte;
  • Menos desvios de rotas;
  • Precisão no controle de jornada do motorista.

Então, mesmo que seja uma solução básica, ela é o início da sua gestão de frotas mais eficiente.

Telemetria

Com a telemetria, você tem algumas informações a mais. Para quem já se habituou ao rastreamento, ela é o próximo passo a se dar. Isto porque traz dados como a temperatura do motor, o consumo de combustível da rota, o nível dos fluidos, RPM e muito mais.

Ela pode acontecer de maneira analógica, com sensores instalados em cada veículo. Ou, mais comumente, de maneira digital, com a leitura de dados diretamente do computador de bordo do veículo.

Desta forma, é uma solução bem completa, sendo o principal controle no monitoramento de veículos e uma coadjuvante na gestão de manutenção da frota. Através dela, o gestor identifica problemas com mais facilidade, tanto no automóvel quanto no comportamento dos motoristas.

E, em qualquer caso, ele pode tomar medidas que trazem melhorias na empresa, como: 

  • Planejar melhor o calendário de manutenções;
  • Diminuir o consumo de combustível por veículo e/ou rota;
  • Ter mais eficiência nas tomadas de decisões e tarefas operacionais.

Vídeo telemetria

Uma solução ainda pouco explorada no território brasileiro, a vídeo telemetria engloba tudo o que a telemetria tem e ainda possui recursos em vídeo e áudio. Estes são:

  • Video tracking: faz o rastreamento do veículo, filmando a estrada do deslocamento feito. Ainda coleta dados sobre velocidade utilizada e disponibiliza vídeos para análise de eventos.
  • Face ID: reconhecimento facial por foto do condutor (em tempo real);
  • Verbal coaching: emite alertas por voz sobre desvios de comportamento ao volante, como sinais de motorista dormindo na condução.

Todos esses artifícios são voltados para um objetivo: a segurança do condutor e da frota. Se esta é uma prioridade na sua gestão — e deveria ser —, você precisa entender melhor sobre o funcionamento da video telemetria.

Por serem poucas as empresas que oferecem essa tecnologia no Brasil, a MaxiFrota se adiantou e fez uma parceria com a Golfleet, trazendo esse diferencial para quem busca soluções completas em sua empresa.

Quais os principais benefícios do rastreamento e telemetria?

Ao passo em que o rastreamento não traz tantas vantagens assim, ele ainda ajuda bastante em funções como o controle de quilometragem do veículo e análise das rotas utilizadas. Já a telemetria e vídeo telemetria podem ser peças fundamentais para você:

Aumentar a segurança da frota

Se tem algo que ambos rastreamento e telemetria conseguem contribuir na sua gestão é o aumento de segurança nos deslocamentos. Tanto no sentido de ter menos acidentes, quanto de ter respostas rápidas casos eles ocorram, ou aconteçam quebras veiculares ou de roubos de carga, por exemplo.

Além disso, na inovação da video telemetria, os riscos de acidente por dormir ao volante são praticamente zero, pois a ativação de advertência por voz acorda o motorista, permitindo que ele pare para descansar e volte a pegar estrada apenas quando estiver mais apto à tarefa.

Diminuir o consumo de combustível

Na medida em que o rastreamento permite o controle de quilometragem, é possível entender aumentos de custos com combustível por km percorrido conforme notar alterações muito discrepantes nos valores.

Já pela telemetria e vídeo telemetria, o gestor, na central da operação, consegue identificar as quantidades de abastecimento todos os meses, assim como eventuais vazamentos no tanque e desvios de combustível, caso ocorram.

Quando agregado à gestão de abastecimento, que foca em mostrar as quantidades e valores abastecidos, disponibilizando também um meio de pagamento para maior controle, é uma ferramenta ainda mais completa.

Fazer uma gestão de manutenção mais eficiente

Com as informações obtidas pela telemetria, como o RPM, aquecimento do motor e nível de fluidos, entende-se melhor o funcionamento do veículo. Dessa forma, você adapta os planos de manutenção para prevenir problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Notando e comparando as alterações de rotações por minuto (RPM) com a velocidade do veículo, por exemplo, você pode descobrir falhas e desgastes no motor, levando o veículo a uma correção, diminuindo as chances de perdê-lo completamente.

Como escolher entre rastreamento e telemetria?

Uma dica para este momento, e qualquer outra decisão de aquisição de tecnologias na frota, é que a melhor alternativa é sempre aquela que vai combinar dois fatores principais: 

Resolver o problema latente da sua empresa e permitir o uso pela equipe sem qualquer dificuldade de utilizar o sistema.

Então, para você escolher o seu sistema, comece perguntando:

  • O que eu preciso resolver?
  • Qual a maior dificuldade da minha frota?
  • Como posso ajudar minha frota a atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa?

Para exemplificar um cenário, pense que a empresa tem como objetivo a redução de multas na operação. Nesse caso, apenas um sistema de rastreamento pode ser suficiente, pois é necessário apenas um acompanhamento simples de rotas para isto. 

Já para entender como economizar combustível, a telemetria entra como uma solução mais adequada. Afinal, com ela, o sistema identifica quais ações estão gerando o aumento neste consumo.

Outro ponto a considerar é o orçamento disponível que você tem para investir em novas ferramentas. Quanto mais robusto o sistema, maior o investimento — embora seja, igualmente, mais completo e recompensador no longo prazo.

Então, quando for analisar as soluções de rastreamento e telemetria, busque compreender a fundo todas as funcionalidades que elas podem te entregar. Para facilitar a sua busca, veja:

Como adquirir uma solução de rastreamento e telemetria na frota?

A melhor — e mais simples — maneira é preenchendo um formulário para receber a sua proposta através deste link. A união de forças entre a MaxiFrota e a Golfleet permite que você receba meios para alcançar o controle total da frota.

Com a MaxiFrota, você tem o controle de abastecimentos, planos de manutenção, orçamentos e estoque de peças. Com a Golfleet, indicadores básicos e avançados sobre os deslocamentos e comportamento dos motoristas.

Seja através da gestão de combustível, manutenção, ou ambas, você estará integrando todos os dados para uma dashboard integral.

Conheça ainda mais sobre essa parceria e todos os benefícios que obtém através dela.