Na hora de fazer a sua gestão de frota, diferencie expectativa e realidade
6 de maio, 2020 2549
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Saiba diferenciar expectativa e realidade na hora de fazer a sua gestão de frota

Diversos são os desafios enfrentados por empresas que trabalham com frota.  E, na hora de por em prática esse controle, muita confusão pode vir à tona. Planilhas resolvem? Gerenciamento automatizado só funciona para grandes negócios? Tecnologia custa caro? Para tirar dúvidas como essas, no post de hoje, vamos te ajudar a diferenciar mitos e verdades na hora de fazer a sua gestão de frota.

Usar planilhas é mais fácil na hora de fazer a sua gestão de frota

Está aí uma expectativa que não coincide com a realidade. Primeiro porque o lançamento de dados nas velhas planilhas de Excel toma muito tempo. Afinal, você precisa preenchê-las manualmente. Segundo, a chance de cometer erros é maior, seja por digitar uma informação errada, seja por conta de falhas no computador ou problemas com arquivos corrompidos.

Dessa forma, usar planilhas torna sua gestão mais devagar e menos eficiente. Insistir nelas é o mesmo que parar no tempo. Além de ficar para trás em relação a novas formas de gerenciamento, você pode acabar comprometendo o sucesso do negócio. E não é isso que você quer, não é mesmo?

O gerenciamento automatizado se adapta ao porte do negócio e ao tamanho da frota

Se a sua expectativa é essa, temos aqui uma boa notícia: saiba que ela e a realidade são a mesma coisa. Se o controle através de planilhas deixa a desejar, a automatização da gestão de frotas pode ser uma boa opção para o seu negócio. E esqueça aquela historia de que isso só pode ser aplicado em grandes corporações. O gerenciamento automatizado se adapta a qualquer porte de empresa e tipos de frota.

Além disso, a automatização da gestão permite que você conte com dados sistematizados. Isso porque o sistema te ajuda a reunir informações de forma mais inteligente bem como estabelecer indicadores e montar diferentes cenários para o seu negócio. Com isso, você será capaz de tomar decisões de forma mais assertiva e confiável.

O uso de tecnologias encarece o processo na hora de fazer a sua gestão de frota

Na verdade, aqui a realidade pode ser melhor do que aquilo que se imagina. Afinal, você precisa levar em conta o custo-benefício. Ao contar com a tecnologia proporcionada por um sistema automatizado, você tem a chance de reduzir custos. Isso porque, ao ter informações mais sistemáticas e uma melhor visualização do negócio, você consegue identificar gastos e despesas desnecessárias. Desse modo, é possível realocar recursos onde realmente importa.

Quer um exemplo prático? Soluções tecnológicas podem te ajudar, por exemplo, a controlar os abastecimentos realizados, comparar preços entre postos de combustível e programar rotas mais econômicas e otimizadas. Podem também te ajudar a identificar de forma preventiva itens que precisam ser trocados nos veículos da sua frota. Isso evita gastos decorrentes de um mau funcionamento ou prejuízos por entregas e serviços realizados fora do prazo devido a uma pane.

Fazer a sua gestão de frota envolve apenas os veículos da empresa

Não existe expectativa mais equivocada. Uma boa gestão de frotas, além de gerenciar todo o universo dos veículos que fazem o negócio funcionar, envolve também cuidar de pessoas. Os motoristas que trabalham na empresa devem fazer parte do seu gerenciamento. Afinal, não adianta nada criar mecanismos para conhecer e controlar a frota, mas não adotar uma comunicação clara e aberta com seus condutores.

A gestão de frotas significa também ouvi-los, conhecer cada um, o que pensam e como se comportam. Oferecer treinamentos e capacitações para que estejam alinhados com as diretrizes da empresa assim como com as normas de segurança e protocolos de trânsito também é importante. Sua frota não existe sem eles, logo eles devem fazer parte das suas estratégias de gestão.

E aí agora você consegue diferenciar o que é expectativa e realidade na hora de fazer a sua gestão de frota? Se por um lado, apostar em planilhas, achar que automatização é só para grandes negócios e não levar em conta seus condutores são expectativas equivocadas. Por outro, investir em tecnologia para reduzir custos, automatizar a gestão e envolver os motoristas no seu gerenciamento são expectativas que encontram eco na realidade. E o melhor, te ajudam e muito na hora de fazer a sua gestão de frota.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse que acabou de ler? Acompanhe nosso blog e redes sociais. Estamos sempre a postos para te ajudar com publicações sobre gestão de frotas