5 indicadores para acompanhar o desempenho da frota

Se você é dono ou sócio de uma empresa que possui frotas, esse texto fará diferença no modo como você analisa o business de sua empresa. Já se perguntou como uma rede de frotas pode alavancar seu negócio? Para descobrir, traremos algumas dicas do que você precisa saber para acompanhar o desempenho de sua frota!

Antes de mais nada, é importante contextualizar. Mais do que nunca, o mercado de frotas no Brasil está em alta: é crescente o número de motoristas por aplicativos. Sabemos que há cerca de 5,5 milhões de cadastrados em aplicativos de mobilidade e que o Brasil é o segundo maior mercado de Uber do mundo! São 22 milhões de usuários! É um número bem expressivo, não é?

Porém, é preciso muito cuidado, pois, no mercado de frotas, o que mais precisa ter é controle de gestão e acompanhar o desempenho de sua frota. Já se perguntou como?

 

Antes de tudo, observe a si mesmo!

Cada um sabe a forma de cuidar de casa, assim como cada empresa tem seu jeito de gerir. Por isso, para acompanhar o desempenho de sua frota, é imprescindível que você faça um diagnóstico do momento atual. Como está seu negócio hoje? – Esse é o ponto de partida!

Para fazer o diagnóstico, é interessante trabalhar com métricas, indicadores. E como chegar a esses indicadores? Através dos problemas mais comuns da sua empresa. Elencá-los por categorias já te ajuda a entender a acompanhar o desempenho de sua frota!

Estes indicadores te ajudarão com um rol de informações para embasar análises aprofundadas sobre a situação e a eficiência da sua operação. O real controle da frota vai proporcionar uma visão detalhada dos processos da empresa, mensurar resultados e otimizar problemas operacionais.

Sinalizadores como consumo de combustível, custo de manutenção dos veículos e roteiro de viagem e pedágios, podem te ajudar a reduzir custos e aumentar sua produtividade.

Quer saber mais? Então conheça os 5 indicadores para acompanhar o desempenho da sua frota:

 

Abastecimento e Roteiro

Quase 30% dos gastos mensais de uma empresa de frota são com combustível. Isso porque quando não há controle real, o motorista acaba parando em postos mais caros ou percursos mais longos, devido à falta de planejamento do roteiro.

Solução:

Para acompanhar o desempenho de sua frota, é imprescindível fazer uma boa gestão de abastecimento, identificando os melhores postos. Assim, pode-se planejar o roteiro da frota. Como resultado, você obtém maior agilidade, flexibilidade, além de mais controle financeiro, segurança do percurso.

 

Custos com manutenção

Ao longo do tempo, é natural a danificação do veículo pelo desgaste. Portanto, as empresas têm gastos fixos anuais ou semestrais com a regularização e manutenção da frota.

Solução:

É importante entender a gestão de manutenção como um investimento e um excelente controle de frota. Há algumas formas de fazer a manutenção preventiva como:

Programação de revisão por Km percorrido – alinhamento e balanceamento e troca de bateria ;

Aplicar a lubrificação periódica – troca de óleo;

Calcular o consumo médio de combustível – afim de fazer uma revisão do sistema motor  e;

Revisão dos filtros de ar, podem contribuir reduzindo gastos excessivos e fazendo o controle da manutenção corretiva.

Troca do veículo

Ser dono de uma frota é observar sempre a vida útil dos seus bens. Mas, por vezes, seu automóvel já não rende tanto quanto gostaria, e pode acabar gerando prejuízo, seja no comprometimento da qualidade do seu bem quanto na reputação de sua empresa.

Solução:

Para o caso de haver troca de veículo, ao acompanhar o desempenho de sua frota, é importante atentar-se para o Valor de Mercado do veículo; a facilidade ou dificuldade de reposição de peças; o gasto de combustível; avaliar a taxa de ocupação da frota (adequação do número de carros da frota pelo número de clientes atendidos) e; avaliar o volume de carga que está sendo transportada, optando por veículos mais leve e ágeis.

 

Recurso de navegação

Hoje existem sistemas de navegação que permitem monitorar o veículo com câmeras e, principalmente, localizadores GPS.

Solução:

Esses recursos de navegação ajudam a medir os deslocamentos dos veículos. Evita trajetos mais longos e consumo de combustível. Para acompanhar o desempenho de sua frota, ter a precisão de onde o veículo se encontra também é uma questão de segurança. Dessa forma, obtém-se maior controle de carga, para o caso de frotas de cargas pesadas, por exemplo.

 

Sistema de cobrança automática em pedágios

Programas que permitem a cobrança automática em pedágios podem dinamizar, e muito, o controle de frota.

Solução:

Além de otimizar o tempo de paradas no meio do trajeto e evitar o trâmite do reembolso, auxilia no planejamento financeiro mensal, semestral ou anual.

 

Gestão eficiente

Agora que você conhece os 5 indicadores para acompanhar o desempenho da sua frota, já tem os primeiros passos para alavancar o seu negócio. Em seguida, é essencial ter um controle de gestão da sua frota. Quer saber como isso funciona? Então leia esse texto que preparamos especialmente para você.

Veja mais notícias sobre Gestão de Frotas


5 indicadores para acompanhar o desempenho da frota

Se você é dono ou sócio de uma empresa que possui frotas, esse texto fará diferença no modo como você […]

Por Blog MaxiFrota - 6 de fevereiro, 2020

ECONOMIZE COM UM SISTEMA DE GESTÃO PARA A SUA FROTA

A gente sabe que gerenciar uma empresa não é fácil. Quando o seu negócio envolve gestão de pessoas, veículos e […]

Por Blog MaxiFrota - 8 de janeiro, 2020

Conteúdos sobre o universo da gestão de frotas para fazer a sua empresa ir cada vez mais longe. 

Baixe nossos Ebooks

ASSINE NOSSA NEWSLETTER