Plano E Controle Da Manutenção (Pcm): O Que É E Como Fazer
19 de janeiro, 2023 2519
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Plano E Controle Da Manutenção (Pcm): O Que É E Como Fazer

Manter os equipamentos e instalações em boas condições é fundamental para garantir a continuidade dos processos produtivos e evitar paradas desnecessárias.

O Plano e Controle de Manutenção (PCM) é uma ferramenta fundamental para garantir a eficiência e a segurança dos equipamentos, além de maximizar a vida útil dos mesmos.

Este artigo abordará o que é PCM, seus objetivos, os diferentes tipos de manutenção, o que é necessário para implementá-lo e as etapas para implementação do PCM.

Lembre-se, que é de suma importância que você tenha um, caso seja gestor de frota.

Boa leitura!

Está sem tempo para ler? Escute o conteúdo no áudio abaixo!

O que é Plano e Controle de Manutenção?

O Plano e Controle de Manutenção é um conjunto de ações e procedimentos planejados e programados para garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos e instalações, além de maximizar a sua vida útil.

Ele inclui desde a prevenção de falhas através de inspeções regulares até a correção de problemas quando eles ocorrem.

Objetivos do Plano de Controle de Manutenção

Os objetivos do PCM são garantir a disponibilidade dos equipamentos, maximizar a sua vida útil, reduzir os custos com manutenção, melhorar a segurança e a eficiência dos processos produtivos. Além disso, o PCM também contribui para a melhoria da qualidade do produto final e para o meio ambiente.

Quais são os diferentes tipos de manutenção?

Existem três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva.

A manutenção preventiva é realizada antes que o equipamento apresente problemas, com o objetivo de evitar falhas futuras. A corretiva é realizada quando o equipamento apresenta problemas, com o objetivo de corrigi-los. Já a preditiva é baseada em dados e monitoramento contínuo dos equipamentos, com o objetivo de prever falhas antes que elas ocorram.

PCM: o que é necessário para implementá-lo?

Para implementar o PCM é necessário ter um plano de manutenção, registros de manutenção, uma equipe qualificada, ferramentas e equipamentos de medição e teste, além de uma boa comunicação entre as equipes de manutenção e os demais departamentos da empresa.

Além disso, é necessário conhecer bem cada veículo da sua frota e o perfil de cada motorista.

Etapas para Implementação do Plano de Controle de Manutenção!

As etapas para implementação do PCM incluem:

  • Levantamento de dados dos equipamentos;
  • Elaboração do plano de manutenção;
  • Treinamento da equipe de manutenção;
  • Implantação do plano;
  • Monitoramento dos resultados.

Veja no infográfico abaixo o resumo dos passos!

Infográfico de como implementar o plano de controle de manutenção de frota

Durante o levantamento de dados, é importante coletar informações sobre os equipamentos, como sua descrição, localização, histórico de manutenção e necessidade de reparos. Com estas informações, é possível elaborar um plano de manutenção que inclua as tarefas de manutenção preventiva, corretiva e preditiva, bem como os procedimentos e as ferramentas necessárias.

Após a elaboração do plano, é necessário treinar a equipe de manutenção para garantir que eles tenham as habilidades e conhecimentos necessários para executar as tarefas de manutenção.

A implantação do plano inclui a implementação das tarefas de manutenção, a criação de registros de manutenção e a implementação de ferramentas de monitoramento.

Benefícios do Plano de Controle E Manutenção

Os benefícios do PCM incluem aumento da disponibilidade dos equipamentos, redução de custos com manutenção, melhoria da segurança e eficiência dos processos produtivos, além de contribuir para a melhoria da qualidade do produto final e para o meio ambiente.

Além disso, o PCM também ajuda a prever e evitar falhas antes que elas ocorram, o que pode resultar em economia de tempo e dinheiro.

Conclusão

O Plano e Controle de Manutenção é uma ferramenta fundamental para garantir a eficiência e a segurança dos equipamentos, além de maximizar a sua vida útil.

Ele inclui desde a prevenção de falhas através de inspeções regulares até a correção de problemas quando eles ocorrem.

Para implementar o PCM, é necessário ter um plano de manutenção, registros de manutenção, uma equipe de manutenção qualificada, ferramentas e equipamentos de medição e teste, além de uma boa comunicação entre as equipes de manutenção e os demais departamentos da empresa.

A implementação do Plano de Controle e Manutenção pode trazer vários benefícios, incluindo aumento da disponibilidade dos equipamentos, redução de custos com manutenção e melhoria da segurança e eficiência dos processos produtivos.

Comece o seu planejamento de frotas e inclua também o setor de manutenção. Confira tudo o que precisa estar nesse material baixando nosso guia gratuito para criar um plano de frotas.