Perfil Ideal De Condutor Para Frotas: Saiba Como Definir
14 de novembro, 2022 2492
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Perfil Ideal De Condutor Para Frotas: Saiba Como Definir

Antes de tudo precisamos entender que cada empresa tem o seu modelo ideal de colaborador, ou seja, as características esperadas para o futuro funcionário.

Quando falamos de gestão de frota, não é diferente, existe sim o modelo que mais se encaixa na sua empresa, podendo ser pelos valores ou pelas características, é importante entender o que você busca.

Seja condutores mais calmo ou mais paciente, ou até mesmo mais agitado, ele precisa se encaixar naquilo que a sua empresa busca para ter mais chance de êxito na hora da contratação.

Pensando nisso resolvemos trazer esse conteúdo com dicas de como você traçar e encontrar o perfil ideal de condutor para a sua frota.

Esperamos que você goste do nosso conteúdo e que de alguma forma, ele ajude você.

Boa leitura!

Sem tempo para ler? Escute o artigo em sua versão de áudio e não perca nada do nosso conteúdo!

Qual Perfil De Condutor Ideal?

Você sabia que de cada 8 condutores, 3 estão fora do padrão esperado quando estão no trânsito? Isso mesmo, por questões de estresse, ou até mesmo a pressa, tornam o agressivos e perigosos no trânsito.

É por esse motivo, que a avaliação de condutor deve ser feito até mesmo após a contratação, isso porque, no primeiro momento você vai analisar e fazer testes mais teóricos com ele, entretanto, é no período de experiência da empresa que irá presenciar como de fato ele se comporta nas vias.

Para sua frota é de suma importância verificar alguns pontos comuns na hora da avaliação, pensando nisso, separamos alguns para facilitar o seu processo de análise.

Responsabilidade

Analisar o comportamento, modo de falar, maneiras de agir durante a entrevista não é tão difícil. Entretanto, saber o quão responsável aquele condutor é, só será possível durante a execução do trabalho.

Por isso, a importância do período de experiência.

Verifique cada ponto que possa responder o quão responsável ele é, como por exemplo: horário de entrada, execução do serviço, metas alcançadas e etc.

Paciência

Qual o seu nível de paciência? Qual o nível de paciência do seu condutor no trânsito? De acordo com o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran) é essencial manter a calma durante o trânsito, principalmente em grandes cidades ou situações de grandes congestionamentos.

Ela será crucial para evitar acidentes. Realize sempre que possível testes dessa natureza com a sua equipe.

Habilidade

Opte por condutores mais experientes e com amplo domínio do veículo, em determinadas situações isso fará total diferença.

Muitos acidentes são causados por situações adversas devido a falta de experiência em conduzir grandes veículos.

Saiba o nível de cada condutor seu e analise com cuidado a sua confiança, é de grande importância para desenvolver um trabalho mais saudável.

Além dos três pontos citados acima, você pode analisar outros diversos como: confiança, conhecimento de mecânica, nível de estresse, interesse, compreensão e etc.

É de suma importância saber quais características você espera em seus condutores, antes mesmo de contrata-lós.

Quais Problemas São Evitados Com Bons Condutores?

Alguns dos problemas que são evitados com bons condutores são: acidentes, multas, atrasos, danos à carga e aos veículos.

Os motoristas devem ser treinados para lidar com diversas situações adversas e saber como resolver problemas de forma eficiente. Quando os condutores da frota são experientes e bem preparados, isso evita que muitos problemas ocorram durante o transporte.

Como Determinar O Perfil Ideal De Condutor Para Sua Frota?

Existem diversas metodologias para determinar, entretanto, é necessário que o setor de Rh da empresa incorpore as características esperadas dos seus condutores na avaliação pré contratação e durante o período de experiência.

Além disso, saiba o que esperar de cada um e faça análise periódica de toda a equipe.

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, veja outros aqui no nosso Blog e aproveite para conhecer as nossas soluções.