Proporcione mais segurança para os condutores da sua frota
29 de abril, 2020 3722
Segurança
Artigo Artigo

Como proporcionar mais segurança para os condutores da sua frota

Garantir a segurança dos motoristas é essencial quando se trabalha com frotas. Isso garante não somente a integridade dos veículos como também a proteção à vida dos seus colaboradores. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Mas como proporcionar mais segurança para os condutores da sua frota?

Nesse post, vamos falar sobre algumas maneiras de fazer isso. Além de preservar os motoristas, ao aplicá-las, você vai poder também reduzir seus custos. Afinal, gastos com multas de trânsito, conserto de veículos e afastamento dos seus condutores por motivo de acidente serão poupados. Assim como demais custos decorrentes de eventualidades.

Gostou? Então, vamos ao primeiro passo para proporcionar mais segurança para os condutores da sua frota.

Conhecer cada um ajuda a proporcionar mais segurança para os condutores da sua frota

Ter informações e identificar o perfil de quem está dirigindo os veículos da sua frota é fundamental. Quem são eles? Como se comportam? São mais calmos ou explosivos? Quais seus hábitos de direção? Preferem dirigir de dia ou à noite? Como está a situação da CNH deles? Quais certificações e licenças possuem?

Reunir esses dados é muito importante para ter uma visão ampla e detalhada de cada um da sua equipe. Isso ajuda a traçar planos e diretrizes mais adequadas à segurança de cada um dos seus colaboradores à frente do volante. Nesse sentido, conhecer e entender cada motorista é essencial para garantir mais segurança para todos na condução dos veículos da sua frota.

Treinar seus motoristas significa maior proteção para eles e para a empresa

Orientar os colaboradores que dirigem os veículos da empresa é uma boa maneira de tornar esse dia a dia mais seguro. O treinamento deve ser feito em relação à forma adequada de conduzir o veículo. Alguns pontos podem ser abordados como legislação de trânsito, direção defensiva e comportamentos prudentes ao volante.

Os motoristas podem ser treinados também para identificar e avaliar situações de risco, antevendo e evitando lugares, horários e situações que possam causar alguma eventualidade. Além de reduzir os acidentes de trânsito e manter os condutores em segurança, esse treinamento traz outas vantagens.  Redução dos gastos com combustível, manutenção da frota e multas estão entre elas.

Monitorar comportamentos faz parte da busca por proporcionar mais segurança aos condutores da sua frota

Ok, com motoristas treinados, é hora de acompanhar o comportamento deles na direção dos veículos. Você pode fazer isso estabelecendo indicadores a serem mensurados e comparados. Por exemplo, respeito aos limites de velocidade vigentes, número de multas recebidas e danos causados à frota.

Ao se preocupar em monitorar tais comportamentos, você consegue identificar atos de imprudência ou que colocam em risco a segurança dos condutores. É uma forma de perceber quem está seguindo à risca o treinamento e quem está se desviando do preconizado pela empresa.

Com base nisso, é possível então definir formas de correção e reestabelecimento dos protocolos de respeito ao trânsito, manutenção do patrimônio e proteção à vida. Afinal, identificados os comportamentos inseguros, você pode redirecioná-los para uma rota de segurança novamente.

Adotar horários de trabalho definidos ajuda a manter seus motoristas seguros  

Estar em perfeitas condições físicas e mentais é fundamental para dirigir de forma segura. Por isso, invista numa política de trabalho que contribua com o descanso e a saúde dos seus motoristas. Estabeleça jornadas específicas para cada um, revezamento por turnos, pausas determinadas para trajetos muito longos etc.

Ouça também os próprios motoristas e utilize as informações que reuniu de cada um para implementar essa política. É fundamental que sua equipe tenha consciência de que atitudes como essas são vitais para sua própria preservação e evitar problemas futuros. Além disso, certifique-se de que os horários, rodízios e descansos vêm sendo cumpridos.

Tecnologia é uma aliada para proporcionar mais segurança aos condutores da sua frota

Os dispositivos tecnológicos estão presentes em todas as áreas e, na gestão de frotas, não é diferente. Roubos de veículos e cargas são cada vez mais frequentes e, por isso, adotar meios que possam afastar esse inconveniente é essencial para a segurança dos seus condutores.

Dá, por exemplo, para apostar na instalação de sistemas de GPS e rastreadores nos veículos da sua frota. Ou em mecanismos de comunicação rápida e instantânea que permitam aos motoristas informarem qualquer acontecimento à empresa e solicitarem ajuda.

Além de auxiliar para afugentar roubos e assaltos, a tecnologia pode ajudar ainda a garantir o necessário descanso de seus condutores. Hoje, já existem bloqueadores que obrigam o colaborador a parar o veículo quando o horário da jornada estabelecido se encerra ou quando o percurso previsto é cumprido.

Oferecer incentivos e premiações para comportamentos prudentes é outra alternativa

Uma forma adicional de proporcionar segurança aos condutores da sua frota pode ser criar planos de incentivo e bonificação para quem obedece os cuidados necessários. Podem ser premiados aqueles que menos se envolvem em acidentes, não recebem multas, trafegam respeitando os limites de velocidade, evitam locais perigosos. Isso funciona como uma forma de engajamento, motivação e ajuda a garantir a salvaguarda da equipe.

Essas são algumas maneiras de proporcionar mais segurança aos condutores da sua frota. Lembre-se que você também pode descrever as melhores práticas e o seu plano de recompensas em um Política de Frotas. Confira um modelo pronto e gratuito para incluir na sua gestão!