Como escolher posto de gasolina ideal para sua frota
12 de outubro, 2023 539
Gestão de Abastecimento
Artigo Artigo

Como escolher o posto de gasolina ideal para sua frota

Conhecer as diferentes bandeiras de postos e entender o funcionamento das redes credenciadas é fundamental para planejar e ter melhor controle sobre os abastecimentos da sua frota, também contribui para saber como escolher posto de gasolina de maneira estratégica e eficiente.

É igualmente importante ter critérios bem definidos para identificar postos de qualidade de forma rápida e precisa.

Além disso, você também deve aplicar em sua frota estratégias para aprimorar a gestão de abastecimento. Continue lendo para saber mais.

Importância de selecionar bem os postos de abastecimento

A seleção criteriosa dos postos de abastecimento vai além de simplesmente escolher o posto mais próximo ou o de preço mais baixo. 

Essa atividade envolve a consideração de vários fatores, como localização estratégica, qualidade dos combustíveis, serviços adicionais oferecidos pelo posto, preços competitivos e, não menos importante, a adoção de políticas de segurança. 

Postos bem escolhidos podem ajudar a economizar tempo e dinheiro, melhorar a eficiência da frota e garantir que seus veículos sejam abastecidos com combustíveis de qualidade.

Dessa forma, você evita que os veículos sofram com contaminações, percam sua eficiência operacional e que acabem com problemas no motor e demais componentes por utilizar combustíveis adulterados.

Além do mais, evitar o abastecimento em postos de pouca confiança também é fundamental para uma operação se manter produtiva e não ter problemas de indisponibilidade da frota. 

Critérios para saber como escolher posto de gasolina

A escolha de postos de abastecimento para a sua frota é uma decisão que requer consideração de alguns critérios essenciais, como:

Localização estratégica

Para entender como escolher posto de gasolina de maneira eficiente, é preciso que você conheça a localização deles. Esta deve estar convenientemente localizada ao longo das rotas da sua frota, contribuindo na produtividade e fazendo uma grande diferença na eficiência operacional.

Isso não apenas reduz os desvios desnecessários, economizando tempo e o próprio combustível, mas também garante que os motoristas tenham acesso fácil a pontos de abastecimento, minimizando a interrupção das operações.

Qualidade dos combustíveis

Combustíveis de baixa qualidade podem prejudicar o desempenho dos veículos, causar danos ao motor e exigir manutenção mais frequente. 

Certifique-se de que o posto selecionado ofereça combustíveis de boa qualidade, de preferência com certificações que garantam padrões de pureza e eficiência.

Preços competitivos

Embora não deva ser o único fator considerado, o preço dos combustíveis é um ponto fundamental da gestão de frotas.

Por isso, comparar os preços dos combustíveis nas diferentes redes de postos ajuda a garantir que você esteja obtendo o melhor custo benefício para a sua frota.

Serviços adicionais

Além do abastecimento, alguns postos oferecem serviços adicionais que podem ser valiosos para a sua frota. 

Isso pode incluir uma lavagem rápida para manter os veículos limpos, lojas de conveniência para fornecer suprimentos aos motoristas e áreas de descanso onde os condutores podem realizar seus intervalos e descansos durante longas viagens. 

Considere esses extras ao identificar a melhor escolha para as operações da frota, pois eles podem melhorar a experiência geral dos motoristas e aumentar a eficiência operacional.

Políticas de segurança

A segurança dos motoristas e dos veículos é uma prioridade máxima na gestão de frotas. 

Certifique-se de que o posto de abastecimento adere a políticas de segurança como controle de acesso para evitar intrusos não autorizados, iluminação adequada para garantir um ambiente seguro, e monitoramento por câmeras para deter atividades suspeitas. 

Escolher postos que priorizam a segurança contribui para a proteção dos seus ativos mais importantes: seus veículos e sua equipe.

Redes credenciadas

Algumas bandeiras de postos têm redes credenciadas que oferecem benefícios adicionais aos clientes corporativos, como descontos em combustível, relatórios detalhados de gastos e ferramentas de gestão de abastecimento. 

Considere a adesão a essas redes, pois elas podem ajudar a otimizar o controle de custos e fornecer insights valiosos sobre os padrões de consumo de combustível da sua frota.

Dentre as opções e alternativas para uma boa escolha de postos de gasolina para a sua frota, a identificação de uma rede de credenciados pode ser a mais prática e ágil.

Histórico de confiabilidade

Antes de tomar uma decisão final, pesquise o histórico do posto de abastecimento. 

Isso pode incluir a avaliação de outros usuários de frotas, pesquisas online, ou até mesmo conversas com outras empresas da sua indústria.

As experiências passadas de outros usuários podem indicar a confiabilidade e a qualidade do serviço do posto, ajudando na sua escolha final.

Melhores práticas para controlar o abastecimento da frota

Utilize tecnologia de rastreamento

Sistemas de rastreamento permitem que você acompanhe dados de comportamento ao volante e velocidade utilizada, além de identificar o consumo médio de combustível em tempo real, possibilitando a identificação de qualquer uso não autorizado ou práticas inadequadas de direção.

Estabeleça limites de abastecimento

Defina limites de abastecimento para cada veículo com base em suas necessidades operacionais, assim, você consegue evitar abastecimentos excessivos e uso indevido de combustível.

Isso pode ser realizado por meio de sistemas tecnológicos conectados a cartões de abastecimento, onde todo o controle de limites e permissões é realizado com poucos cliques.

Nesse sentido, a próxima prática também se torna fundamental:

Implemente cartões de abastecimento

Os cartões de abastecimento são uma maneira prática de acompanhar as despesas de combustível. Além disso, como você viu acima, eles também permitem que você estabeleça limites de gastos para cada veículo e monitore o uso de combustível de forma mais precisa.

Analise os dados regularmente

Realize análises regulares dos dados de abastecimento para identificar tendências e padrões. Isso pode ajudar a detectar quando surgem problemas, como o desperdício de combustível, desvio do mesmo ou o consumo excessivo.

Promova a conscientização dos motoristas

Eduque seus motoristas sobre a importância do uso eficiente de combustível e incentive boas práticas, como evitar acelerações e frenagens bruscas, manter os veículos com manutenção em dia e reportar qualquer problema de consumo de combustível.

Mantenha registros detalhados

Manter registros detalhados dos abastecimentos, incluindo data, hora, local, quantidade de combustível e custo, fornece uma visão clara dos custos e quando eles fogem dos padrões.

Automatize processos

A automação de processos, como a recolha de notas fiscais, pode economizar tempo e reduzir erros humanos. Isso é realizado por meio de sistemas focados no setor de gestão de abastecimento de combustível da frota.

E a MaxiFrota está aqui para contribuir com a sua escolha e eficiência das operações da frota. Conheça nosso sistema de gestão de abastecimento e solicite sua proposta.