Uso Particular Do Veículo Da Sua Frota: Como Diminuir Incidência!
23 de janeiro, 2023 3063
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

5 Dicas De Como Acabar Com O Uso Particular Do Veículo Da Empresa

O uso particular do veículo da empresa é um problema comum enfrentado por muitas frotas. Isso ocorre quando um funcionário utiliza um veículo da organização para fins pessoais, como ir às compras, levar os filhos à escola, entre outros.

Embora possa parecer inofensivo, o uso particular do veículo da empresa pode causar sérios problemas para a empresa, incluindo aumento dos custos com combustível e manutenção, diminuição da eficiência dos funcionários e risco de acidentes.

Quando falamos de gestão de frota, estas práticas irão elevar os custos mensais da empresa, além de colocar em cheque outros pontos, como a segurança do trânsito.

Neste artigo, vamos explorar o que é o uso particular do veículo da empresa, por que é necessário acabar com ele e fornecer 5 dicas para acabar com esse problema.

Boa leitura!

Sem tempo para ler? Escute o nosso conteúdo no áudio abaixo!

O Que É Define o “O Uso Particular Do Veículo Da Empresa”?

O uso particular do veículo da sua frota é quando um funcionário utiliza-o para fins pessoais, ao invés de utilizá-lo exclusivamente para fins profissionais.

Isso pode incluir usar o transporte para ir às compras, levar os filhos à escola, fazer tarefas pessoais, entre outros.

Muitas vezes, esta prática pode ser difícil de detectar, pois os funcionários não relatam essas atividades, mas existem métodos que podem ajudar a rastrear e mensurar o uso ou não de seus veículos, e é sobre isso que vamos falar mais pra frente!

Por Que É Necessário Acabar Com O Uso Particular Do Veículos Da Sua Frota?

O uso de carros, motos ou caminhões fora das atividades profissionais, podem causar sérios problemas para sua empresa.

Isso inclui aumento dos custos com combustível e manutenção, já que o veículo está sendo utilizado mais do que o necessário e podem apresentar problemas com uma maior frequência.

Além disso, a eficiência dos funcionários pode diminuir, já que eles estão executando atividades pessoais, em vez de se concentrar em suas tarefas profissionais. Ocorre também o aumento do risco de acidentes e multas, uma vez que eles estarão mais expostos ao trânsito.

Usar o Veículo da Empresa em Uso Próprio é Justa Causa?

Sim, o uso indevido do veículo da empresa pode ser considerado justa causa para demissão. Isso porque o veículo é propriedade da empresa e deve ser utilizado exclusivamente para fins profissionais. Além disso, essa prática pode representar desvio de conduta e desrespeito às políticas da organização.

5 Dicas De Como Acabar Com O Uso Particular Dos Veículos Da Sua Frota!

Aqui vão 5 dicas para você acabar com o uso dos transportes de sua frota em tarefas pessoais:

Crie uma política clara: é importante ter uma política clara sobre o uso do veículo da empresa, que deve ser comunicada a todos os funcionários e colocada à disposição para consulta. Essa política deve incluir as regras e as consequências do uso indevido do veículo.

Faça uma lista de verificação: crie uma lista de verificação para os funcionários preencherem antes de utilizar o veículo da empresa, onde eles devem indicar o destino e o objetivo da viagem. Isso ajudará a manter o controle do uso.

Faça monitoramento: utilize dispositivos de rastreamento para monitorar a localização do veículo e verificar se ele está sendo utilizado de acordo com a política da empresa.

Veja também: TELEMETRIA E GESTÃO DE FROTA: COMO ELAS SE COMPLEMENTAM!

Treine os funcionários: é importante treinar os funcionários sobre o uso correto do veículo e as consequências do uso indevido. Isso ajudará a garantir que todos estejam cientes das regras e compreendam a importância do uso correto.

Faça verificações periódicas: Faça verificações periódicas do uso do veículo da empresa para garantir que ele está sendo utilizado de acordo com a política pré-estabelecida. Isso pode incluir revisões dos registros de viagem, verificações do dispositivo de rastreamento e entrevistas com os funcionários.

Conclusão

O uso particular do veículo da empresa é um ponto de atenção muito comum, que pode causar sérios problemas para a sua frota. É importante ter uma política clara sobre isso, fazer monitoramento, treinar os funcionários e realizar verificações periódicas para garantir que as operações com a frota estejam sendo realizadas de acordo com as regras pré-estabelecidas.