Como fazer a manutenção preventiva da sua frota?

Ao se deparar com o mapa do Brasil, é fácil imaginar a grande malha rodoviária que corta o país interligando cidades e pessoas. Por essas vias também são transportados os mais variados tipos de carga em diversos tipos de frotas, como as pesadas, que são compostas por caminhões, carretas e cegonhas.  Por sua grande extensão, muitas vezes levanta um questionamento para quem trabalha com gestão de frotas: como fazer um controle de frota e garantir eficiência na manutenção preventiva de veículos?

As dificuldades que acompanham essa rotina são comuns a diversas empresas:

– Muito tempo dedicado ao controle por planilhas;

– Erros no controle manual das programações de manutenção preventiva;

– Horas gastas com orçamentos para aprovação de uma manutenção veicular;

– Decisões sobre compra de peças e serviços sem conhecimento de preços referenciais de mercado;

– Dificuldades em reduzir o tempo de indisponibilidade de frota.

Mas calma que esses desafios podem ser superados com alguns passos. Então fique atento às dicas que damos a seguir e aproveite para colocar em prática ainda hoje.

Uma boa conversa para todas as horas: tenha o motorista como seu parceiro

A comunicação é uma das principais aliadas em qualquer área. Por isso mesmo, estabelecer uma relação de parceria com os motoristas pode ser o diferencial que você estava procurando. Como esses profissionais estão em contato com o veículo, sabem identificar muito bem os problemas do dia a dia.

Assim, essa troca existente com o motorista possibilita um maior controle de frota. E o melhor: esse é um benefício que você obtém gratuitamente, só em manter uma relação de confiança com o profissional. Dessa forma, a gestão de manutenção de frota será facilitada ao contar com o apoio do motorista nas necessidades cotidianas. Já pensou que uma simples conversa pode beneficiar toda a gestão de frotas de sua empresa?

Agora some isso a treinamentos de promoção da direção defensiva. Assim como momentos voltados a abordar aspectos sociais e relacionados à saúde do motorista. Temas como alimentação saudável e remédios que devem ser evitados enquanto estão ao volante são muito importantes. Portanto, uma combinação de iniciativas repercute diretamente em uma gestão eficiente de manutenção de frotas.  

Aprendendo a reconhecer os aliados: lidando com números e dados

Agora que você já entendeu um dos caminhos para uma boa manutenção preventiva de veículos, temos que encarar a realidade dos números e dados. Sabemos que essa tarefa é um desafio para muitas empresas. Daí a importância das planilhas e relatórios como aliados. Quanto maior o seu nível de organização, melhor.

É aí que entra a importância de deixar tudo registado – quantos veículos possui sua frota, descrição do modelo do veículo, ano, placa, quilometragem e informações sobre a última revisão. O controle de frota exige que esses dados sejam facilmente acessados quando necessário. Assim, no momento de fazer a manutenção preventiva de veículos, vai ser possível visualizar a periodicidade e demais informações.

A organização dos dados da frota também permite um mapeamento das operações, os maiores gastos, onde é possível fazer cortes. Essa visão pode ser feita a partir dos resultados dos anos anteriores. Assim, as informações são reunidas e catalogadas para a melhora completa do trabalho. O controle total sobre a frota permite a redução dos custos e, consequentemente, a alta na produtividade.

Seja bem-vindo ao futuro: quando as máquinas agem a nosso favor

Você sabe que lidar com planilhas é necessário, mas já pensou que existe uma melhor forma de resolver essa questão? A resposta está nos sistemas de gestão de frotas. E se engana quem pensa que eles apenas substituem as conhecidas planilhas de Excel. Lidar com um software inteligente é muito mais do que isso.

Se a sua necessidade é gestão de manutenção de frota, é possível encontrar plataformas que concentram informações sobre orçamentos, controle de estoque e acompanhamento de manutenções. Dessa forma, na ferramenta podem-se fazer orçamentos online com diversos credenciados ao mesmo tempo. Além disso, criar planos de manutenção preventiva e controle de estoque de peças.

O processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico quando existem diversos estabelecimentos para cotações. Como resultado, ganha-se em tempo, otimização das escolhas e maior controle de frota. Assim, da operação a gestão estratégica: a sua gestão de manutenção de frota nunca mais será a mesma.

É possível obter maior controle de frota também através de um sistema de gestão de abastecimento. Com ele, você tem controle total sobre as regras da operação e indicadores de desempenho, contribuindo para a diminuição de despesas. Além disso, é integrado a um cartão, o que proporciona a redução dos gastos com combustível.

Todos esses ganhos na redução das despesas e maior controle de frota são possíveis ao garantir a eficiência na manutenção preventiva de veículos. Portanto, busque a melhor solução para a sua empresa e obtenha condições facilitadas em uma ferramenta de gestão de frotas. É só clicar aqui.

Veja mais notícias sobre Gestão de Frotas


Cinco motivos para contratar a MaxiFrota

É através da confiança e da troca diária que estabelecemos as conexões com os nossos clientes. Por isso sua presença […]

Por Blog MaxiFrota - 11 de outubro, 2019

Conheça as vantagens de ser um cliente da MaxiFrota

Se você chegou até aqui, é porque está procurando por um sistema inteligente de frotas para a sua empresa. E […]

Por Blog MaxiFrota - 1 de outubro, 2019

Conteúdos sobre o universo da gestão de frotas para fazer a sua empresa ir cada vez mais longe. 

Baixe nossos Ebooks

ASSINE NOSSA NEWSLETTER