Videotelemetria E Gestão De Frota: Como Ser mais Eficiente!
21 de março, 2023 3109
Tecnologia Logística
Artigo Artigo

Videotelemetria E Gestão De Frota: Como Ser mais Eficiente!

Ei gestor, talvez você esteja pesquisando por formas de melhorar a telemetria da sua frota e assim conseguir acompanhar mais de perto o dia a dia do seu motorista.

A videotelemetria é uma forma de fornecer mais segurança aos seus colaboradores e aproximar o gestor do dia a dia operacional. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Boa leitura!

Afinal, o que é videotelemetria?

A videotelemetria é uma tecnologia que combina vídeos e dados de telemetria para fornecer informações detalhadas sobre o comportamento do motorista, o desempenho do veículo, a rota percorrida e outros fatores relevantes para a gestão da frota. Essas informações são coletadas por meio de dispositivos instalados nos veículos, como câmeras, sensores e GPS.

Enquanto a telemetria é uma tecnologia que foca somente em captar os dados por meio de sensores e gps, na videotelemetria utilizamos imagens para entender de certo modo o comportamento e como o colaborador está se comportando.

O seu uso é um grande avanço para gestão de frota, que agora conta com recursos de imagem a fim de garantir um melhor auxilio na tomada de decisões dos gestores.

Como a videotelemetria funciona?

Como você deve está imaginando a videotelemetria funciona por meio de uma câmera instalada dentro do veículo e os equipamentos utilizados na telemetria tradicional, como: sensores e gps.

Existem diversas vantagens de ter um sistema mais complexo para acompanhar a sua frota e é sobre isso que vamos falar agora, conheça os benefícios da videotelemetria.

Vantagens da videotelemetria!

Entre as principais vantagens da videotelemetria para a gestão de frota, podemos destacar:

Redução de custos

A videotelemetria permite identificar padrões de comportamento do motorista que impactam diretamente no consumo de combustível, como acelerações bruscas, frenagens desnecessárias e velocidade excessiva.

Com essas informações, é possível implementar treinamentos e orientações para os motoristas, o que pode levar a uma redução significativa nos gastos com combustível e manutenção.

Mais eficiência

Com a videotelemetria, é possível ter informações precisas sobre o desempenho dos veículos, como consumo de combustível, quilometragem percorrida e tempo de ociosidade. Esses dados permitem identificar oportunidades de otimização da frota, como a reorganização de rotas e a substituição de veículos menos eficientes.

Aumento da segurança

A videotelemetria ajuda a reduzir os riscos de acidentes ao fornecer informações sobre o comportamento do motorista, como velocidade, distância de frenagem e uso de cinto. Além disso, ela colabora com a segurança do próprio motorista, uma vez que ele irá se sentir mais seguro em realizar as suas atividades.

Melhoria na gestão de riscos

Com a videotelemetria, é possível monitorar a frota em tempo real e identificar rapidamente problemas como falhas mecânicas, excesso de velocidade e desvios de rota.

Isso permite uma gestão mais eficiente de riscos, o que pode levar a uma redução nos custos de seguro e a um aumento da produtividade.

Lembre-se, a videotelemetria realiza todas as atividades da telemetria tradicional, com o plus do monitoramento por imagens.

Fique atento!

Como qualquer novidade, pode ocorrer dos seus colaboradores não gostarem no início por acharem que sua privacidade está sendo invadida.

Neste caso, fique atento aos sinais e faça treinamentos periódicos com a finalidade de educa-lós sobre a importância de utilizar a tecnologia no dia a dia.

Lembre-se, para o sucesso da sua frota, o motorista tem que ser o seu aliado.

Considerações finais e um convite!

Agora que você já está por dentro da novidade, da importância da videotelemetria e como ela trouxe evoluções para o mercado da gestão de frota, queremos convidar você a conhecer as nossas soluções.

O intuito da MaxiFrota é desenvolver soluções que simplifique a vida do gestor de frota, que facilite o dia a dia da sua frota.

Clique aqui e conheça as nossas soluções, temos certeza que algumas delas será útil para você.

Até o próximo artigo, não esquece de compartilhar com a sua equipe este conteúdo.