Conheça os tipos de frotas e saiba suas possibilidades na empresa
7 de outubro, 2022 1850
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Conheça os tipos de frotas e saiba suas possibilidades na empresa

A gestão de frotas começa quando você precisa cuidar dos veículos da empresa, fazendo com que eles durem mais tempo e sempre sabendo a localização destes.

Claro, o trabalho envolve muito mais do que isso, sendo também necessário lidar com os motoristas, rotinas de manutenção preventiva e corretiva, custos de combustível, e assim por diante.

Mesmo quando se trata de veículos leves para deslocamento de colaboradores, como carros e motos, as responsabilidades se mantêm. Por isso, nem sempre compensa para uma empresa possuir a gestão de frotas internalizada nas operações do negócio.

Mas, quais são as opções então? Comece entendendo, neste post, quais são os tipos de frota e qual o melhor modelo de gestão para a sua organização.

Os principais tipos de frota são:

Comerciais

Servem para atender, geralmente, grandes empresas e até marcas multinacionais, podendo ser composta por diferentes veículos. Pode até mesmo ser um tipo de operação intermodal, utilizando o transporte rodoviário e hidroviário, entre outros.

Em qualquer tipo de frota, a organização é um fator crucial, mas, principalmente neste tipo, ela deve ser muito rigorosa. Isto porque qualquer errinho no processo pode levar a grandes consequências, seja no atraso de uma entrega ou na perda de uma carga.

De entregas

Compostas por uma grande quantidade de veículos (às vezes até diferentes veículos), funcionam para levar o produto de uma empresa até o consumidor final. Ou seja, ela diz respeito apenas às operações de transporte de cargas e mercadorias.

Nesse sentido, também funcionam para levar um produto até algum ponto de venda dentro da cidade.

Empresarial

Voltada para o transporte de pessoas da empresa, é utilizado em organizações que possuem diferentes unidades e onde são necessárias reuniões ou encontros de colaboradores das diferentes filiais

Igualmente, podem ser utilizados para viagens de visita a clientes ou a possíveis clientes, com a finalidade de fechar algum tipo de negócio.

Os tipos de frota também podem ser classificados como:

Frota Própria

Formada dentro da própria empresa, esta é responsável pela aquisição e manutenção dos veículos e todos os processos relacionados a estes. Significando que todas as responsabilidades de aquisição e manutenção dos veículos deve ser interna.


Da mesma maneira, a compra de peças para reposição e de pneus deve ser feita por um gestor deste setor.

Além de muitas outras tarefas da gestão de frotas, como o controle de motoristas, gestão de entrada e saída dos veículos, rastreamento e monitoramento das frotas e assim por diante.

Quando existem os recursos e estrutura necessários, pode ser vantajosa. Caso contrário, ou em casos de baixa administração e atenção à organização de processos, pode se tornar um peso para a empresa.

Frota Terceirizada

Você não precisa terceirizar toda a operação logística da sua empresa, você pode optar apenas pela terceirização de alguns aspectos específicos, como a armazenagem ou os veículos para transporte.

Existe uma grande vantagem de terceirizar a frota que é a redução de custos da empresa, tanto pela aquisição de veículos quanto de pessoal para cuidar de toda a etapa de gestão de frotas — o próprio gestor, os motoristas, os assistentes, analistas, etc., como descrevemos acima.

Outra vantagem é não precisar ter preocupações com burocracias ou impostos.

Dos tipos de frota, este modelo de contratação costuma acontecer no transporte de cargas. Quando você tem o objetivo de realizar a movimentação de pessoas, talvez o melhor modelo seja o aluguel de veículos.

Frota Alugada

Você não necessariamente consegue montar uma frota completa com veículos alugados, visto que os contratos para esse modelo costumam ser de menor duração e você ainda assume algumas responsabilidades de cuidados com os carros.

Porém, para empresas que apenas precisam de veículos em alguns momentos específicos ou realmente só o utilizam por um curto período de tempo, o aluguel é um forte concorrente.

Inclusive, o conceito de carsharing está se popularizando no mercado e se trata justamente de um modelo onde o veículo é reservado para uma determinada data e utilizado conforme combinado, geralmente, via aplicativo.

Para escolher entre os tipos de frota:

Primeiro, você precisa entender quais são os recursos disponíveis na sua empresa e quais as necessidades que têm.

Também precisa considerar uma visão a longo prazo, realizando um planejamento com projeções de lucratividade e orçamento que seria utilizado para montar a sua frota ou utilizar os demais modelos.

Além disso, você deve levar em conta qual tipo de veículo precisa utilizar nas operações do seu negócio. Afinal, os custos e esforços variam (e aumentam) conforme esta necessidade.

As frotas de carro, claro, são bem mais simples de realizar uma gestão do que uma frota de caminhões. Portanto, este também deve ser um fator a considerar na decisão de qual dos tipos de frota utilizar na empresa.

E, caso opte por montar uma frota própria, você precisa de ferramentas que auxiliem e facilitem o seu trabalho. 


Dentre elas, a MaxiFrota Gestão de Manutenção é essencial para controlar as manutenções dos seus veículos, assim como os gastos com estas. Confira ainda mais sobre nossa solução.