Terceirização de Frota: Será Se Vale a Pena? | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
8 de dezembro, 2022 2597
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Terceirização de Frota: Será Se Vale a Pena?

A terceirização de frota é uma alternativa cada vez mais popular entre as empresas que precisam de transporte para seus produtos. Se você está considerando terceirizar a sua frota, saiba que existem vantagens e desvantagens a serem consideradas.

Neste artigo, vamos discutir os benefícios e as desvantagens desta prática e quando você deve optar por essa opção.

Benefícios

A terceirização de frota pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, incluindo:

Economia de custos

Ao terceirizar a sua frota, você pode economizar muito dinheiro, pois não precisa se preocupar com o custo de compra ou manutenção de veículos, seguros ou combustível.

Pouco ou nenhum investimento de capital

Ao contrário de comprar ou alugar veículos, terceirizar a sua frota saíra mais barato.

Economia de tempo

Com esta prática, você evita ter que gerir um departamento de logística, que pode ser muito trabalhoso.

Flexibilidade

Ao terceirizar a sua frota, você pode aumentar ou diminuir os serviços sem afetar tanto o seu orçamento, uma vez que não terá que custear carro e motorista parados.

Maior controle financeiro

Ao terceirizar a sua frota, você tem maior controle sobre os custos, pois pode verificar os custos mensais do serviço e ajustar a tarifa conforme o orçamento.

Experiência

Quando você for fechar contrato com alguma empresa, você pode simplesmente solicitar a ela os motoristas mais experientes para executar aquela determinada função.

Solução de problemas

Muitos problemas serão solucionados na empresa que presta serviço a você, sem a necessidade da sua interferência ou de sua equipe. Problemas relacionados ao transporte, troca de motoristas, seguros, multas, acidentes, greves e outros.

Desvantagens

Embora existam muitos benefícios ao terceirizar a sua frota, também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Algumas das desvantagens da terceirização de frota incluem:

  1. Limitação de controle: com está prática, você perde o controle sobre os motoristas, já que eles são contratados pela terceirizada.
  2. Custos iniciais: embora sejam mais baixos que os custos de compra ou aluguel de veículos, os custos iniciais de terceirizar a frota podem ser relativamente alto, dependendo da negociação.
  3. Falta de profissionalismo: como não é o seu RH que fez a contratação, pode ocorrer de ser cedido profissionais fora das características desejadas pela sua empresa.

Custos

Os custos de terceirizar a sua frota dependem do tipo de serviço que você contratar, do número de veículos e da duração do contrato. Geralmente, os custos são mais baixos do que os de compra ou aluguel de veículos, já que não há investimento de capital.

Os custos também podem variar conforme o nível de serviço oferecido pela terceirizada.

Quando você deve optar por terceirizar?

Ela é uma boa opção para empresas que precisam de transporte regular para entregar seus produtos. É uma alternativa ideal quando a organização não tem recursos para comprar ou alugar veículos e quando a demanda por transporte é temporária ou variável.

Além disso, a terceirização de frota é uma boa escolha para empresas que desejam reduzir os custos de logística e que querem evitar todo processo de gestão.

Um exemplo de terceirização de sucesso, foi a Clarident, que é uma empresa de implante dentário em BH, que terceirizou a frota para levar os materiais em todos os seus pontos de serviço.

Quais os motivos para terceirizar a frota e não comprar?

A principal vantagem de terceirizar a frota em vez de comprar é que você não precisa investir qualquer capital para obter os serviços de transporte. Além disso, você também economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se preocupar com a aquisição, manutenção ou seguro dos veículos.

Considerações finais

A terceirização de frota é uma alternativa cada vez mais popular entre as empresas que precisam de transporte para seus produtos. Embora existam muitos benefícios, também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas.

Antes de decidir se deve ou não optar pela terceirização de frota, é importante avaliar as vantagens e desvantagens para determinar se é a melhor alternativa para a sua empresa.