Frota Mais Segura: Saiba Da Importância da Semana do Trânsito
28 de março, 2023 2958
Segurança
Artigo Artigo

Frota Mais Segura: Saiba Da Importância da Semana do Trânsito

A semana do trânsito ocorre em meados de setembro, mas, para os gestores, um bom planejamento começa com antecedência.

Anualmente o Cotran realiza a semana de conscientização entre os dias 18 e 25 de setembro e o seu maior objetivo é tornar o trânsito um lugar mais seguro para todos.

Visto isso, é de suma importância a participação das frotas de todo o Brasil.

E é sobre isso gestor, que vamos falar hoje. Como você pode tornar a sua frota mais inclusiva e participativa ao evento, quanto mais consciência e colaboração sua equipe tiver, melhor será para todos nós.

Boa leitura!

O que é a semana nacional de trânsito?

A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha educativa realizada anualmente no Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros ao dirigir, seja como motorista, ciclista ou pedestre.

Ela foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), que definiu o período entre os dias 18 e 25 de setembro de cada ano como a data oficial para a realização da campanha.

A escolha dessas datas é uma homenagem ao dia 25 de setembro de 1997, quando o Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor.

Como são escolhido os temas para o evento?

Os temas da Semana Nacional de Trânsito são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e têm como objetivo destacar aspectos relevantes relacionados à segurança no trânsito e conscientizar a população sobre os desafios enfrentados no cotidiano nas vias públicas.

Abaixo estão os temas da Semana Nacional de Trânsito dos últimos anos:

  • 2022: “Eu sou + trânsito seguro”;
  • 2021: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”;
  • 2020: “Perceba o risco, proteja a vida”;
  • 2019: “No trânsito, o sentido é a vida”;
  • 2018: “Nós somos o trânsito”;
  • 2017: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”;
  • 2016: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”;
  • 2015: “Seja você a mudança no trânsito”;
  • 2014: “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”;
  • 2013: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Como você pode perceber, o foco sempre será tornar o trânsito um lugar mais seguro e é por isso, que a sua frota deve participar anualmente do evento. Abaixo, separamos alguns benefícios para você!

Benefícios para a sua frota!

A participação de uma frota de veículos na Semana Nacional de Trânsito pode trazer diversos benefícios para a empresa e para a sociedade como um todo. Alguns desses benefícios são:

Redução do número de acidentes de trânsito

Ao conscientizar e educar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros, a empresa contribui para a redução do número de acidentes de trânsito envolvendo seus veículos e, consequentemente, para a preservação da vida dos seus funcionários e de outras pessoas.

Economia de recursos

A redução de acidentes também pode trazer economia para a empresa, uma vez que os custos com reparos dos veículos e com o pagamento de indenizações podem ser significativamente reduzidos.

Melhoria da imagem da empresa

A participação da frota na Semana Nacional de Trânsito pode ser vista como um compromisso social da empresa com a segurança no trânsito, o que pode melhorar a imagem da empresa perante seus funcionários, clientes e a sociedade em geral.

Promoção da cultura da segurança no trânsito

Ao participar da campanha, a empresa está contribuindo para a promoção de uma cultura de segurança no trânsito, o que pode gerar um impacto positivo na sociedade como um todo, estimulando outros motoristas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito.

Você como gestor deve dá a devida importância ao evento e utilizar o mesmo como oportunidade de conscientização da sua equipe.

Conheça melhor os principais desafios e soluções da gestão de frotas e como se preparar para uma gestão mais segura, econômica e eficiente! Baixe nosso material grátis e faça um trânsito mais seguro!