Roteirizador: O Que É, Como Funciona e Para Que Serve
6 de outubro, 2022 2227
Tecnologia Logística

Roteirizador: O Que É, Como Funciona e Para Que Serve

Se você trabalha com frotas de veículos, seja um gestor ou o proprietário, já deve ter ouvido falado em termos como roteirizador, roteirização, traçar rotas e etc.

Pois bem, assim como você outras pessoas conhecem mas não sabem o que é, como funciona e muito menos para que serve. Pensando nisso, nós aqui da MaxiFrota resolvemos escrever este artigo para o nosso blog, mostrando a importância o porque a sua frota deveria ter um.

Você vai entender a importância de utilizar dentro da sua frota e como traçar rotas mais econômicas e produtivas. Sem muita enrolação, vamos ao conteúdo!

Boa leitura!

Sem tempo para ler? Escute na versão em áudio!

O que é um roteirizador?

Antes de começarmos, vamos entender a definição do que é um roteirizador. Nada mais é do quê um aplicativo/software que vai ajudar o gestor de frota a montar as melhores frotas para os seus colaboradores e ter uma logística melhor, com base em soluções como waze e google maps.

Ela é cada vez mais essencial e primordial nas gestões de grandes, médias e pequenas empresas que trabalham principalmente com o transporte de cargas.

O seu principal objetivo é ajudar os gestores a traçar a melhor rota de acordo com o objetivo das empresas e assim ter a melhor taxa de produtividade, economia e eficiência possível.

O que faz um roteirizador?

Agora que você já sabe o que é este software, precisa entender como ele funciona. Basicamente, com o seu banco de dados, ele vai analisar todas as possíveis rotas, levando em consideração diversas variáveis, como: horário, condições climáticas, tempo da entrega e etc. e ajudará os gestores de frotas a traçar o melhor caminho.

Além disso, quando pensamos em frotas pequenas, é possível traçar os caminhos de forma manual, entretanto, quando analisamos a questão com base em um grande número de veículos, percebemos a necessidade de um sistema para tornar tudo mais fácil.

Qual é a importância do roteirizador para as empresas?

Dentre vários benefícios que o uso desta tecnologia pode apresentar a você, podemos citar algumas primordiais.

Definição de Rotas

Como já dito anteriormente, está pode ser considerada a sua principal função. Uma vez que as empresas contratam serviços de roteirização a fim de garantir as rotas mais econômicas possíveis e facilitar a administração de rotas.

Análise dos Veículos

Talvez essa deve ser uma função pouco menos conhecida, mas que você precisa entender como funciona. Em alguns sistemas, é possível cadastrar os veículos e as suas características, com a finalidade de melhorar a análise por parte da inteligência artificial dos softwares e o mesmo lhe indicar até mesmo o modelo mais adequado para aquela situação.

Mais Produtividade

Quando paramos para pensar em grandes frotas, precisamos entender que daria muito trabalho para uma equipe, traçar muitos caminhos diferentes diariamente. Com o uso de um roteirizador, este trabalho pode ser encurtado, pois o mesmo garante por meio de cálculos, variáveis e objetivos, os melhores percursos em questão de minutos.

Melhores Feedbacks

Iremos falar agora de um benefício cruzado, ou seja, que é decorrente de um bom uso da tecnologia. Imagina só, que com toda esta tecnologia ao dispor da sua equipe, ficará bem mais fácil realizar o trabalho e melhor ainda: a assertividade nas tomadas de decisões será melhor.

Com base nisso, o serviço será executado da melhor maneira possível e em consequência você terá um maior número de feedbacks possíveis para o seu negócio.

Para quem é recomendado o uso desta tecnologia?

Vale ressalvar agora, que independente do tamanho do seu negócio, modalidade, nicho e etc. Se você tem ou precisa de uma frota de veículos, você necessita de um roteirizador.

É de suma importância para você bater suas metas, garantir que as entregas sejam feitas no prazo e da forma combinada, assim a sua empresa ganhará credibilidade e força de mercado.

E para isso, é necessário um bom planejamento na logística do seu negócio e com ajuda de novas tecnologias, como a roteirização, ficará mais fácil.

Como escolher um roteirizador?

Para isso, separamos alguns pontos que você precisa analisar na hora da escolha. São eles:

  1. Saiba as reais necessidades da sua empresa!
  2. Aquele roteirizador atende bem em sua cidade?
  3. O modelo escolhido irá atender necessidades traçadas pela sua equipe?
  4. A opção escolhida é a melhor disponível no mercado?

Se caso a sua resposta for positiva para o questionamento, você pode contratar este serviço.

Roteirizador e Gestão de Frotas

Bom, agora que entendemos de fato o que é, para que serve e suas vantagens, precisamos fazer a relação com a gestão de frotas. Em primeiro lugar, é essencial para os gestores de frotas ter em sua disponibilidade este tipo de tecnologia para trabalhar de forma mais automática e com melhor desempenho.

Além do mais, é necessário outras soluções que irão facilitar a sua jornada de trabalho e deixar mais produtivo. Pensando sempre em eficiência, produtividade e desempenho, nós da MaxiFrota desenvolvemos diversas tecnologias para você que possui uma empresa ou é gestor de alguma.

Contamos com soluções desde o controle do abastecimento, até a manutenção dos seus veículos, com tudo disponível em apenas um lugar.

Para mais informações e conhecer melhor, clique no link ao lado: https://www.maxifrota.com.br/sou-gestor-de-frota