Quando Trocar O Pneu Do Carro? 7 Sinais Que Está Na Hora!
14 de julho, 2022 3165
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Quando Trocar O Pneu Do Carro? 7 Sinais Que Está Na Hora!

Os pneus são uma das partes mais importantes do carro e precisam estar em boas condições para garantir a segurança do veículo. Mas quando devo trocar o pneu do carro?

Existem alguns indicadores que podem te ajudar a saber se é hora de trocar os pneus do seu carro. Um dos principais é o desgaste dos pneus. Se os pneus estiverem muito desgastados, isso pode causar problemas na condução do carro e até mesmo acidentes.

Outro indicador é o nível de pressão dos pneus. Pneus com baixa pressão são mais propensos a furar e também causam problemas na condução.

Por fim, outro indicador é a data de fabricação dos pneus. Pneus com mais de cinco anos de fabricação devem ser trocados, pois podem ter problemas de pressão e de desgaste.

Com base nesses indicadores, você pode saber se é hora de trocar os pneus do seu carro. Lembre-se sempre de manter os pneus em boas condições para garantir a segurança do seu veículo.

Calma, sei que pode ter ficado muitas dúvidas ainda, por isso vamos explicar tudo sobre o momento ideal para trocar o pneu do seu carro. Esperamos que ajude você e boa leitura!

Quantos Anos Dura Um Pneu?

Os pneus são um dos itens mais importantes do carro, e sua durabilidade é essencial para a segurança do veículo. A vida útil de um pneu novo pode variar muito, dependendo de vários fatores, como o tipo de veículo, o tipo de pneu, o tipo de condução e as condições climáticas.

No geral, um pneu pode durar de 20.000 a 50.000 km, mas isso pode variar muito. Alguns pneus podem durar mais, enquanto outros podem ter sua vida útil reduzida por diversos motivos.

Em geral um pneu novo deve ser trocado depois de 5 anos de uso, e no máximo 10 anos.

Fatores Que Afetam a Durabilidade Dos Pneus!

Os principais fatores que afetam a durabilidade dos pneus são o tipo de veículo e o tipo de condução. Veículos pesados, como caminhões e ônibus, tendem a ter pneus mais duráveis, pois suportam melhor o peso do veículo. Já os carros leves, como os hatchbacks e sedãs, tendem a ter pneus menos duráveis.

O tipo de condução também afeta a durabilidade dos pneus. Conduzir de forma agressiva, como em altas velocidades ou em condições adversas, pode reduzir significativamente a vida útil dos pneus.

Outros fatores, como o tipo de pneu e as condições climáticas, também podem afetar a durabilidade dos pneus. Pneus de baixa qualidade ou inadequados para o tipo de veículo tendem a se desgastar mais rapidamente. Já as condições climáticas adversas, como o calor excessivo ou o frio intenso, podem reduzir a vida útil dos pneus.

Para garantir a segurança do veículo e evitar problemas, é importante verificar regularmente o estado dos pneus e substituí-los quando necessário.

É Melhor Colocar Pneus Novos Na Frente Ou Atrás?

Quando se trata de colocar pneus novos em um carro, a maioria das pessoas tende a colocar os novos pneus na frente. No entanto, há algum debate sobre se isso é realmente o melhor lugar para eles.

Algumas pessoas argumentam que os novos pneus devem ir para trás, pois isso ajudará a equilibrar o carro e evitar que ele derrape. No entanto, outras pessoas acham que os novos pneus devem ir na frente para melhorar a tração.

No final, é realmente uma questão de preferência pessoal e você deve escolher o que achar melhor para o seu carro. Porém, caso tenha algum deles mais desgastados, dê prioridade a este.

7 Sinais Que Está Na Hora De Trocar O Pneu

Como qualquer outra parte do carro, os pneus também têm um tempo de vida útil e, quando esse tempo acaba, é preciso trocá-los. Mas como saber se está na hora de trocar o pneu? É o que vamos mostrar para você agora. Fique de olho nos 7 sinais que estão aqui e, se o seu pneu apresentar algum deles, corra para trocá-lo o quanto antes.

1. O pneu está com a borracha muito fina

Isso quer dizer que a borracha do pneu está muito gasta e que, logo, logo, ele vai acabar. Se você notar que a borracha está ficando fina, é melhor trocar o pneu o quanto antes, para não ter problemas no meio da estrada.

2. O pneu está com bolhas

As bolhas são pequenas saliências que ficam na borracha do pneu e são causadas pelo atrito do pneu com o asfalto. Se você notar que o seu pneu está com bolhas, é melhor trocá-lo o quanto antes, pois elas podem causar um estouro do pneu.

3. O pneu está com rachaduras

As rachaduras são outro problema que pode causar um estouro do pneu. Se você notar que o seu pneu está com rachaduras, é melhor trocá-lo o quanto antes, para não ter problemas.

4. O pneu está com o desenho da borracha apagado

O desenho da borracha é aquele padrão que fica na borracha do pneu e que serve para dar maior aderência ao asfalto. Se você notar que o desenho da borracha do seu pneu está apagado, é melhor trocá-lo o quanto antes, pois isso quer dizer que a borracha está muito gasta.

5. O pneu está com furos

Os furos são outro problema que pode causar um estouro do pneu. Se você notar que o seu pneu está com furos, é melhor trocá-lo o quanto antes, para não ter problemas.

6. O pneu está com o aro torto

O aro é a parte do pneu que fica em contato com a roda. Se você notar que o aro do seu pneu está torto, é melhor trocá-lo o quanto antes, pois isso pode causar um desequilíbrio na roda e, consequentemente, um acidente.

7. O pneu está com o aro quebrado

O aro quebrado é um problema mais grave e que, além de causar um desequilíbrio na roda, também pode causar um estouro do pneu. Se você notar que o aro do seu pneu está quebrado, é melhor trocá-lo o quanto antes, para não ter problemas.

Conclusão!

Neste guia da Maxifrota você viu a importância de está atento aos sinais e realizar a troca do seu pneu no período e momento correto.

Caso você seja gestor de frota, aqui na Maxifrota temos soluções práticas e econômicas que irão ajudar você a ter o controle de tudo que acontece com os seus veículos, ter mais produtividade e clareza com os dados para tomar as suas decisões.

Clique aqui e conheça as nossas soluções!