Por que é importante realizar planos de manutenção | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
1 de maio, 2020 2437
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Por que é importante realizar planos de manutenção

Sem um sistema de manutenção, não é possível para as empresas que possuem frotas desenvolver os planos de manutenção preventiva e corretiva que permite que os veículos estejam sempre em bom funcionamento e, por isso, não é possível identificar a necessidade de consertos esporádicos com prestadores de melhor custo, revisões e trocas de peças nos tempos adequados. O que quer dizer que o aparecimento de problema acaba não podendo ser evitado e as caras e muitas vezes demoradas manutenções corretivas acabam tomando tempo e dinheiro do seu negócio.

Gerir frotas abrange tudo o que está ligado aos motoristas, aos veículos e aos produtos necessários para a manutenção destes. Por isso, gerir as frotas permite às empresas eliminar os riscos inerentes ao investimento dos seus veículos. Além disso, possibilita o aumento da produtividade e da eficiência ligada às suas operações. Ao longo do tempo, é natural a danificação do veículo pelo desgaste e as empresas acabam tendo gastos fixos anuais ou semestrais com a regularização e manutenção da sua frota. É importante entender a gestão de manutenção como um investimento e um excelente controle da frota.

A manutenção é essencial para reparar danos e para que o veículo funcione de forma plena. Fazer um plano de manutenção preventiva evita desgastes desnecessários e sinaliza potenciais problemas, diminuindo custos na sua gestão. Com ela, o número de falhas e quebras é reduzido significativamente, evitando prejuízos desnecessários.

Corretiva

A manutenção corretiva é uma atividade de manutenção realizada para superar as falhas ou danos. Em geral, a manutenção corretiva não é uma atividade programada, porque é feita depois que ocorre o defeito. Se essa estratégia de manutenção for usada como a principal, haverá um alto impacto das atividades de manutenção não planejadas, no tempo em que os veículos ficam parados e, principalmente, no alto preço das peças e serviços.

Dentre as limitações da manutenção corretiva, estão:

– A variação nos preços das peças e serviços, além dos prazos para conclusão;

– Descontinuidade das demandas previamente planejadas;

– Redução na produção;

– Há chances aumentadas de acidentes e menos segurança para o motorista;

– A manutenção da qualidade do produto é difícil;

– Perda de lucros diretos.

Preventiva

A boa notícia é que há algumas formas de fazer a manutenção preventiva, como:

– Programação de revisão por Km percorrido – alinhamento e balanceamento e troca de bateria;

– Aplicar a lubrificação periódica – troca de óleo;

– Calcular o consumo médio de combustível – a fim de fazer uma revisão do sistema motor;

– Revisão dos filtros de ar – podem contribuir reduzindo gastos excessivos e fazendo o controle da manutenção corretiva.

Gestão de Manutenção

A diferença entre ficar refém de manutenções corretivas ou se programar com as manutenções preventivas está em ter um sistema como o MaxiFrota Gestão de Manutenção e ganhar com as economias de custos e de tempo para o gestor. É uma ferramenta de compras em oficinas, autopeças e lojas automotivas capaz de concentrar em uma só plataforma virtual informações a respeito de orçamentos, controle de estoque e acompanhamento de manutenções.

Com esse sistema, é possível fazer orçamentos online com diversos credenciados ao mesmo tempo. Além disso, criar planos de manutenção preventiva e controle de estoque de peças para fazer a melhor decisão de compra e manutenção. O seu processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico quando se pode contar com diversos estabelecimentos para cotações. O sistema disponibiliza uma vasta e diversificada rede de credenciados para que você tenha sempre as melhores opções do mercado para a tomada de decisão.

Todos esses ganhos na redução das despesas e maior controle de frota são possíveis ao garantir a eficiência na manutenção preventiva de veículos. Portanto, busque a melhor solução para a sua empresa e obtenha condições facilitadas em uma ferramenta de gestão de frotas. O MaxiFrota Gestão de Manutenção vai mudar o seu jeito de gerir das manutenções da sua frota. É só clicar aqui.