Qual o Objetivo Da Gestão De Frotas? Descubra Neste Artigo | MaxiFrota
11 de agosto, 2022 2845
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Qual o Objetivo Da Gestão De Frotas? Descubra Neste Artigo | MaxiFrota

A gestão de frotas é uma área da gestão de transportes que se dedica ao gerenciamento de veículos, tanto no que diz respeito à aquisição, manutenção e reposição, quanto ao controle e ao acompanhamento de indicadores.

O objetivo da gestão de frotas é assegurar que a frota esteja sempre em boas condições de funcionamento, de acordo com as normas regulamentadoras, para que assim possa cumprir com os objetivos da empresa, que são o transporte eficiente e seguro de cargas e pessoas.

Além disso, a gestão de frotas deve ser capaz de monitorar o desempenho dos veículos, identificando problemas e tomando medidas para solucionálos.

Por Que Investir Em Gestão De Frota?

Uma frota bem-gerida pode representar uma grande vantagem competitiva para uma empresa. Com um programa de gestão de frota, é possível otimizar a utilização dos veículos, reduzindo custos com manutenção, combustível e outros gastos.

Além disso, um programa dessa magnitude permite maior controle sobre os veículos e sua utilização. Isso pode ajudar a evitar acidentes e atrasos, além de manter a frota em boas condições de uso.

Por tudo isso, investir em um programa de gestão de frota pode ser uma ótima opção para empresas que desejam ter mais controle sobre seus veículos e reduzir custos.

Vantagens De Ter Uma Boa Gestão De Frotas!

A gestão de frotas é uma área que está cada vez mais em evidência no mundo dos negócios. Isso se deve ao fato de que o transporte de cargas é cada vez mais necessário para o funcionamento das empresas, tanto no Brasil como no exterior.

Com a globalização, as empresas estão cada vez mais dependentes da logística para o transporte de seus produtos. A gestão de frotas é, portanto, uma área estratégica para as organizações.

Para que uma empresa possa ter sucesso sua gestão, é necessário que ela invista em um sistema de gerenciamento eficiente. Esse sistema deve ser capaz de monitorar todos os aspectos do transporte, desde o planejamento das rotas até o acompanhamento dos veículos em tempo real.

Além disso, o sistema de gestão de frotas deve ser flexível o suficiente para se adaptar às necessidades específicas de cada empresa. Afinal, cada organização tem um tipo de transporte e uma logística diferentes.

Investir em um bom sistema de gestão de frotas pode trazer muitos benefícios para uma empresa, como:

1. Redução de custos

Um dos principais benefícios de investir em um bom sistema de gestão de frotas é a redução de custos. Com um sistema eficiente, é possível otimizar as rotas, escolher os melhores fornecedores e reduzir o número de acidentes.

2. Aumento da produtividade

Outro benefício é o aumento da produtividade. Com um bom sistema, as empresas conseguem monitorar o transporte em tempo real e, assim, tomar as decisões necessárias para aumentar a produtividade.

3. Melhoria da qualidade do serviço

Investir em um bom sistema de gestão de frotas também pode melhorar a qualidade do serviço. Isso porque, com um sistema eficiente, é possível monitorar todos os aspectos do transporte e, assim, garantir que os produtos cheguem aos destinos com segurança e no prazo estipulado.

4. Maior controle sobre a frota

Outro benefício é o maior controle sobre a frota. Com um bom sistema de gestão, as empresas conseguem monitorar todos os veículos da frota, desde o seu local de origem até o seu destino final.

5. Menor índice de acidentes

Investir nessa área também pode contribuir para a redução do índice de acidentes. Isso porque, com um sistema eficiente, é possível monitorar o transporte em tempo real e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar acidentes.

6. Menor índice de furtos e roubos

Terr em um bom sistema de gestão de frotas também pode contribuir para a redução do índice de furtos e roubos. Isso porque, com um sistema eficiente, é possível monitorar o transporte em tempo real e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar furtos e roubos.

7. Melhor aproveitamento da frota

Com um sistema eficiente, é possível monitorar o transporte em tempo real e, assim, garantir que a frota esteja sempre em boas condições de uso.

8. Menor índice de manutenção

Isso porque, com um sistema eficiente, é possível monitorar o transporte em tempo real e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar problemas de manutenção.

9. Menor índice de desperdício

Com um sistema eficaz, é possível monitorar o transporte em tempo real e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar o desperdício de combustível.

10. Melhoria da imagem da empresa

Uma boa gestão irá melhorar a imagem da sua empresa, pois passará uma imagem de seriedade e segurança, além de garantir que a carga e/ou as pessoas cheguem no prazo correto.

Para complementar ainda mais o seu estudo sobre o objetivo da gestão de frota, suas vantagens, deixamos aqui um infográfico com 8 passos para você aplicar e vê uma melhoria no seu negócio!

infográfico 8 passos para melhorar a gestão de frotas

Nosso Sistema Pode Ajudar Você!

Gostou do nosso conteúdo? Convidamos você a conhecer todas as nossas soluções para desenvolver uma boa gestão de frotas.

Chega de planilhas ou métodos ultrapassados, faça todo o controle da sua equipe por meio de um sistema completo e de fácil uso.

Ganhe produtividade, eficiência e economia. Clique aqui e conheça as nossas soluções!