Feedback para motorista: comunicação clara e eficiente
17 de novembro, 2022 2360
Gestão de Frotas
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Feedback para motorista: Como se comunicar com seus colaboradores

Uma das grandes dificuldades de muitas empresas é ter uma comunicação mais assertiva com seus funcionários, e quando falamos de gestão de frota, não é diferente.

É de grande importância conseguir se comunicar da melhor maneira possível com os seus colaboradores, uma vez que eles são peças fundamentais para o sucesso da sua gestão.

Pensando nisso e trazendo para o mundo da gestão de frotas, trouxemos hoje um conteúdo rico, com dicas de como você dá um feedback melhor para os seus motoristas e ter uma melhor comunicação.

Esperamos que este conteúdo ajude você e seja de grande importância.

Boa leitura!

Estar sem tempo para ler? Escute o todo o conteúdo e não perca nenhum detalhe!

O que é um feedback?

Feedback é uma resposta que você recebe de outra pessoa sobre o seu desempenho. Ele pode ser verbal ou não verbal, e pode ser positivo, negativo ou neutro.

Precisamos entender que uma boa comunicação é crucial para o feedback ter um impacto positivo com os motoristas da sua frota, ou seja, saber falar quando algo for algo negativo e reconhecer a competência em casos positivos.

É necessário entender também que está prática tem que ser frequente pois os seus colaboradores necessitam saber como está o seu trabalho e se está de acordo com o esperado pela empresa.

Qual a importância de avaliar a sua frota?

Fazer avaliações de forma periódica é essencial para perceber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Isso porquê é por meio delas que você vai ter uma base sobre o que precisa ser mudado e o que precisa ser melhorado com os seus motoristas.

Entretanto, precisamos falar que não basta avaliar, você deve saber se comunicar com eles, em uma linguagem simples, direta e compreensiva. Saber dá o feedback é tão importante quanto avaliar.

Como avaliar o desempenho do meu motorista?

Existem várias maneiras de avaliar o desempenho de um motorista. Porém, as mais comuns envolve observação por meio dos gestores e classificação de alguns pontos, como por exemplo:

-Pontualidade: O motorista chega aos seus destinos a tempo? Ele mantém um bom tempo de viagem?

-Segurança: O motorista dirige de forma segura? Ele respeita as regras de trânsito?

-Cortesia: O motorista é educado e respeitoso? Ele segue as suas instruções?

-Preço: Os gatos com aquele veículo está dentro do esperado? O colaborador faz uso do veículo para benefício próprio?

-Veículo: O carro está em boas condições?

Como dá um feedback?

Agora que você já avaliou o desempenho do seu colaborador, analisando dia por dia as suas ações, você tem dados para tomar suas decisões e transformar em informações para levar até seus colaboradores.

Agora está na hora de passar as suas recomendações e pontos observados. Antes de tudo, se o caso for negativo, quebre o gelo, não deixe um clima tenso (exceto em situações impossíveis de se tratar dessa maneira).

Use uma linguagem clara, objetiva e direta, de forma com que ele entenda tudo de maneira rápida e clara.

Passe a informação e sane qualquer dúvida que pode vir a ficar, é crucial para depois não ocorrer desentendimentos.

E por fim, reavalie para verificar se houve ou não mudanças significativas nas ações daquele colaborador.

Confira o infográfico abaixo com algumas dicas de como se comunicar da melhor forma!

Neste infográfico trazemos dicas de como melhorar a comunicação com os seus motoristas.

Conclusão!

Fazer avaliações não é tão simples como parece, e dá feedbacks pode ser um grande caos. Entretanto, seguindo as nossas dicas acima, esta tarefa pode ser facilitada.