Dimensionamento de frotas: qual o jeito mais correto de calcular?
22 de novembro, 2022 2349
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Dimensionamento de frotas: qual o jeito mais correto de calcular?

Dimensionamento de frotas não é uma tarefa fácil, entretanto se faz necessária para uma boa gestão e não comprometimento das atividades chaves de uma empresa.

Imagina no meio de uma operação diária, faltar veículos para executar determinada tarefa, atrapalharia toda a logística da empresa, não é mesmo?!

Entretanto, além disso, pode ocorrer de ter um excesso de carros na frota, e acabar ocorrendo um desperdício de recursos, como: manutenção, gasolina, motoristas e etc.

Pensando nisso, resolvemos criar este rápido guia para tratar sobre dimensionamento de frotas.

Esperamos que você goste do nosso conteúdo, boa leitura!

Estar sem tempo para ler? Escute o todo o conteúdo e não perca nenhum detalhe!

O que é dimensionamento de frotas?

Dimensionamento de frotas é a ciência de determinar o número exato de veículos que uma empresa deve operar para atender a demanda de seus clientes.

É um processo complexo que envolve o estudo de fatores como o tamanho e o tipo de veículo, o número de passageiros ou cargas, as rotas que os veículos devem seguir, os horários de pico e as taxas de ocupação.

Por que você deve realizar este procedimento?

Todo gestor de frota deve buscar realizar este procedimento em sua empresa, uma vez que com ele você evita a interrupção da prestação do serviço e em caso de excessos, você diminui os gastos desnecessários para a realidade do seu negócio.

Como calcular o tamanho da frota ideal?

Para você saber de fato o tamanho ideal para a sua frota, é necessário que entenda alguns fatores primeiros, como por exemplo: o número de viagens mensais, a distância percorrida, o modelo do seu carro, média de velocidade, rotas disponíveis e etc.

Recomendamos sempre que você liste todos estes fatores, adequando a realidade do seu negócio e colete o máximo de dados possíveis com base nestes critérios, assim, você terá informações suficientes para tomar as melhores decisões possíveis.

Não é uma tarefa fácil, mas é muito eficiente, com esta etapa você terá em sua base as melhores decisões.

Vantagens de fazer dimensionamento de frotas!

Algumas das principais vantagens de se fazer um dimensionamento de frota são:

Maior controle dos custos

Ao saber exatamente a quantidade de veículos necessários para atender à demanda, a empresa pode evitar o desperdício de recursos em veículos extras que acabam não sendo utilizados.

Melhor aproveitamento dos veículos: com um dimensionamento adequado da frota, os veículos são utilizados de forma mais eficiente, o que resulta em menor tempo de inatividade e menor uso de recursos.

Redução do número de acidentes

Um dos principais fatores que contribuem para o aumento do número de acidentes é o excesso de veículos nas estradas. Ao dimensionar a frota de forma correta, a empresa pode evitar esse problema.

Maior satisfação dos clientes

Ao oferecer um serviço eficiente e sem atrasos, a empresa tende a conquistar a satisfação dos seus clientes, o que pode resultar em mais negócios.

Menor impacto ambiental

Com uma frota dimensionada de forma correta, a empresa pode contribuir para a redução do número de veículos nas estradas, o que representa menos poluição e menos congestionamento.

Conclusão!

O dimensionamento de frotas é essencial para o seu negócio, uma vez que, lhe dará mais certeza do tamanho ideal para seus processos e irá evitar desperdícios de recursos.