Como Controlar O Consumo De Combust√≠vel Na Sua Frota ūüöö
6 de setembro, 2022 3272
Consumo de combustível
Artigo Artigo

Aprenda Como Controlar O Consumo De Combustível Na Sua Frota

Est√° sem tempo e precisa consumir este conte√ļdo? Escute ele abaixo!

Muitos gestores de frotas sofrem constantemente com a falta de controle de combust√≠vel dos seus ve√≠culos. Seja por problemas mec√Ęnicos – falta de manuten√ß√£o nos carros-, ou por desvio dos funcion√°rios.

Por conta disso, a conta nunca fecha no fim do mês, e sempre há algo a mais para pagar do quê o planejado. Isso tudo poderia ser evitado, caso tivesse uma política de abastecimento mais eficaz.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para você ter um controle mais efetivo do abastecimento, e evitar surpresas desagradáveis no orçamento.

Boa leitura!

Dica #1: Faça Manutenção Preventiva

Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre manutenção e abastecimento, e a resposta é: Toda. Com uma boa política de manutenção, feita regularmente, é possível entender quais carros da sua frota estão rendendo pouco e com isso buscar uma solução.

Com a manutenção em dias, você pode exigir do veículo que ele lhe entregue uma média de consumo melhor, e tentar corrigir ou substituir os veículos abaixo do esperado.

Dica #2: Saiba O Que O Seu Funcion√°rio Faz

Cative os seus funcionários como os seus aliados. Acontece que em muitos os casos o principal problema é o quanto de combustível é gasto pelos seus colaboradores fora do ambiente de trabalho. Entretanto, isso pode ser concertado com um rastreamento e padronização de rotas.

Desta forma, você saberá aonde o veículo está indo e se está ocorrendo uso pessoal desautorizado dos veículos.

Dica #3: Treine Os Seus Funcion√°rios

Muitas vezes os seus motoristas sabem como fazer uma dire√ß√£o econ√īmica, por√©m n√£o colocam em pr√°tica. Ofere√ßa treinamentos e incentive a coloca√ß√£o das t√©cnicas em pr√°ticas para que toda a sua empresa implemente a pol√≠tica de dire√ß√£o econ√īmica no seu neg√≥cio.

Desta forma, você poderá ter um controle mais eficaz da eficiência dos seus veículos, pois eles estarão sendo utilizados da maneira mais correta possível.

Dica #4: Substitua Os Veículos Que Estão Fora Da Realidade

N√£o se apegue a ve√≠culos, lembre que o objetivo de um bom gestor de frotas √© a efici√™ncia e economicidade. Se voc√™ aplicar tudo falado acima, voc√™ j√° deve saber quais ve√≠culos s√£o uma “bomba rel√≥gio” para a sua frota.

Agora est√° na hora de trocar!

Estabele√ßa padr√Ķes de efici√™ncia que voc√™ busca em um carro e procure boas solu√ß√Ķes dispon√≠veis no mercado.

Tenha paciência, procure bem, pois não adianta apenas substituir um veículo por outro de mesmo desempenho, você precisa atingir a média ideal para o seu negócio.

Dica #5: Tenha Um Bom Sistema Para Gest√£o De Abastecimento

Você já pensou em ter todos os dados dos seus veículos na palma da sua mão, com relatórios automatizados e com o máximo de dados possíveis para analise da eficiência da sua frota?

Se a sua resposta foi “sim”, a MaxiFrota pode ajudar voc√™. Nossa empresa √© focada em desenvolver solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas e automatizadas para gestores de frotas ter mais efic√°cia nas suas escolhas e an√°lises.

Por isso, convido você a clicar aqui e conhecer o MaxiFrota Gestão de Abastecimento, a nossa solução para você manter o controle de gasto com combustível dentro do seu orçamento.

Para outras solu√ß√Ķes, visite a nossa p√°gina dedicada ao gestor de frotas.

At√© o nosso pr√≥ximo conte√ļdo, grande abra√ßo!