Como Fazer Checklist Em Veículos De Frota! Veja Neste Guia [Maxifrota]
8 de julho, 2022 3228
Gestão de Manutenção de Frotas
Artigo Artigo

Como Fazer Checklist Em Veículos De Frota! Veja Neste Guia [Maxifrota]

A gestão de frotas é uma área complexa que envolve muitos processos e atividades. A gestão eficiente de uma frota de veículos depende de muitos fatores, desde a escolha do modelo mais adequados às necessidades da empresa até a manutenção e o controle.

Um dos principais fatores para o sucesso na gestão de frotas é a utilização de um checklist de averiguação. Esses critérios fornecem uma lista de itens a serem verificados antes de cada viagem, o que ajuda a garantir que os veículos estejam em boas condições e prontos para a viagem. Além disso, ele também ajuda a identificar problemas e garantir que eles sejam resolvidos antes que causem grandes transtornos.

Com base nisso, resolvemos escrever este guia a respeito dos principais pontos que devem ser analisado na hora da inspeção veicular, com o auxilio de um checklist.

O Que Deve Ter Em um Checklist Veicular?

Quando se trata de cuidar do carro da sua frota, você precisa estar atento a muitos detalhes. Para garantir que você esteja sempre no topo da manutenção do seu carro, crie um checklist veicular. Aqui estão algumas das coisas que devem estar em sua lista de averigação:

1. Pneus: certifique-se de que os seus pneus estejam sempre em boas condições. Verifique o nível de pressão dos pneus regularmente e mantenha-os sempre bem calibrados. Além disso, verifique o desgaste e troque-os quando necessário.

Veja mais: Como Fazer uma boa gestão de pneus

2. Óleo do motor: o óleo do motor é importante para a lubrificação e o funcionamento do veículo. Certifique-se de que o seu motor está sempre bem lubrificado e troque o óleo regularmente, conforme recomendado pelo fabricante do seu carro.

3. Fluídos: outros fluídos do carro, como o fluido de freio, o fluido de arrefecimento e o fluido de direção assistida, também devem ser verificados e trocados regularmente. Certifique-se de que os níveis de fluídos estão sempre em conformidade com as especificações do seu carro.

4. Filtros: os filtros do carro, como o filtro de ar e o filtro de combustível, devem ser trocados regularmente para garantir que o seu carro esteja sempre funcionando da melhor maneira possível.

5. Luzes: verifique as luzes do seu carro regularmente e substitua as lâmpadas queimadas o mais rápido possível. Elas são importantes para a sua segurança e para a segurança dos outros motoristas.

6. Sistema elétrico: o sistema elétrico do seu carro deve ser verificado regularmente para garantir que está funcionando corretamente. Se você notar qualquer problema com o sistema elétrico do seu carro, leve-o imediatamente a um mecânico para uma avaliação.

7. Suspensão: Outro fator de extrema importância para a segurança e o bom funcionamento do seu veículo. Verifique com frequência a situação da sua suspensão.

8. Sistema de freios: Se você notar qualquer problema com o sistema de freios do seu carro, leve-o imediatamente a um mecânico para uma avaliação.

9. Limpeza: mantenha o seu carro sempre limpo, tanto por dentro quanto por fora. A limpeza regular do seu carro ajudará a mantê-lo em boas condições e prolongará a sua vida útil.

Outros Fatores Que Você Deve Colocar na Sua Inspeção!

Além de tudo citado acima, você pode analisar os seguintes pontos no seu checklist!

1. Certificado de registro do veículo;
2. Certificado de licenciamento do veículo;
3. Seguro obrigatório do veículo;
4. Certificado de inspeção veicular;
5. Certificado de transferência do veículo;
6. Manual do proprietário;
7. Chave reserva;
8. Extintor de incêndio;
9. Triângulo de sinalização;
10. Macaco e chave de rodas;
11. Cabo elétrico;
12. Lanterna;
13. Kit de ferramentas;
14. Pneus em boas condições de uso;
15. Luzes e lanternas em funcionamento;
16. Espelhos retrovisores em boas condições;
17. Limpador e lavador de para-brisa em bom funcionamento;
18. Nível de óleo e outros líquidos do motor em dia;
19. Freios em boas condições de funcionamento;
20. Sinalização sonora em dia.

Benefícios De Um Bom Checklist Para a Sua Frota

Com bons critérios de inspeção você garante diversos benefícios para a sua frota, como: Um maior controle de gastos e tudo que acontece. Veículos sempre ativos, ou seja, pouco tempo parado por problemas mecânicos.

Além disso, o seu gestor irá conseguir ter uma visão de tudo que acontece, quais veículos consomem mais e devem ser trocados na frota.

Por fim, ainda podemos citar uma maior produtividade, desempenho, diminuição do risco de multas por inadimplência e uma maior segurança aos seus colaboradores e no trânsito.

Veja também: Como fazer uma gestão de frotas mais eficaz

Como Implementar Na Sua Empresa!

Primeiro você precisa definir quais dos pontos mostrados acima são essenciais para o funcionamento dos seus veículos, após isso, defina o modelo, ou seja, como vai ser feito.

Você pode usar uma folha de papel, uma planilha no excel ou um sistema automatizado. Após isso, escolha a frequência que será realizado as inspeções.

Quando falamos de papel ou até mesmo planilhas, estamos diante de sistemas que não podem ser escalados e poucos produtivos.

Pensando nisso, desenvolvemos soluções que facilitam a vida de gestores de frotas de todo o Brasil. E uma dessas soluções é o MaxiFrota Manutenção, onde você consegue fazer toda a manutenção da sua frota, seja ele preventiva ou corretiva, além de implementar inspeções regulares.

Com tudo isso você ganha produtividade, economia e uma maior segurança. Clique aqui e conheça as nossas soluções, tenho certeza que vão facilitar o dia a dia da sua frota.