5 benefícios da gestão de pneus na sua frota | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
15 de março, 2022 3626
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

5 benefícios da gestão de pneus na sua frota

Por algum tempo, as possibilidades conhecidas de reduzir custos com pneus na frota eram poucas. Agora, os benefícios da gestão de pneus na frota já mostram que existem outros (e melhores) caminhos.

É verdade que, durante um certo período, os gestores apoiavam o uso do pneu até ele ficar careca ou realizavam a compra dos pneus mais baratos, sem se importar com a qualidade deles. Pior ainda, em muitas frotas, a importância dos pneus era inexistente.

O que aconteceu então, que mudou essa realidade?

Na verdade, ainda lutamos um pouco para a conscientização dos gestores e motoristas sobre a gestão de pneus, mas vale notar que essas peças sempre estiveram entre os principais custos das empresas de transporte.

Portanto, quando começaram a estudar a área e notar que controlar fatores como a profundidade dos sulcos e pressão dos pneus poderia gerar dados para gerar economia na frota, começaram a surgir as soluções revolucionárias. Confira primeiro:

5 Benefícios da gestão de pneus na frota

Maior durabilidade dos pneus

Caso você ainda não soubesse, o principal benefício direto do controle de pneus é o prolongar da vida útil dessas peças do veículo. Com as inspeções e calibragem em dia, os pneus permanecem nas condições adequadas de rodagem.

Algo que só pode significar uma coisa: você vai aproveitar o tempo máximo de cada pneu.

Além disso, você também gera melhores condições para a recapagem. Esse processo de reforma de pneus de caminhão só é realizado quando a carcaça do pneu ainda não sofreu danos, estendendo sua vida em cerca de dois anos.

Caso contrário, a única solução é o descarte do pneu. Por tabela, você gera outro benefício: a redução de custos. Afinal, a recapagem é bem mais em conta do que a compra de um pneu novo.

Geração de dados para cálculo CPK

Conforme você faz a inspeção de pneus, analisando o nível de desgaste e suas causas, você gera dados sobre a profundidade dos sulcos e pressão de cada ativo. Nessa gestão, você também já deve ter no histórico da frota informações como o valor de aquisição e gastos com serviços de pneus para cada pneu individual.

Todo esse conhecimento reunido possibilita o cálculo de custo por quilômetro de cada pneu. 

O que isso significa?

Que você, agora, tem uma ferramenta indispensável em mãos. Com o CPK, você entende quais os melhores modelos e marcas para cada momento das suas operações. Assim, realizando compras e instalações mais inteligentes e estratégicas na sua frota.

Basicamente, o cálculo é realizado somando o custo de aquisição do pneu, divido pelos km rodados, com os custos de serviços realizados (incluindo os recapes) dividido pela nova quilometragem rodada.

O resultado é o CPK médio dos pneus e, a lógica é, quanto menor o valor, melhor o desempenho do pneu.

Ganho de informações para análise de desempenho do veículo

Mais que capacitar a análise dos pneus, a performance dos veículos é atrelada ao bom funcionamento dos itens de rodagem. Se estiver com uma calibragem baixa, os caminhões certamente gastarão mais combustível e terão sua produtividade afetada.

Caso note que o desempenho do veículo está trazendo prejuízos para a sua gestão, é preciso procurar motivos para o ocorrido. 

Reunir dados sobre os pneus, como a calibragem estar constantemente correta, ou o nível de desgaste estar progredindo de forma natural, indica que os pneus não são a causa do seu problema. Portanto, deve procurar uma solução em outro ponto.

Ainda que eles não te entreguem a resposta com tanta clareza, realizar esse controle de pneus já tira algo do caminho e permite chegar no centro da questão com mais agilidade.

Melhor controle de condução dos motoristas através da gestão de pneus na frota

Se você realiza um controle e sabe que, todas os meses, o pneu está apresentando a pressão correta e desgaste regular dos sulcos, quando notar um problema na borracha já pode partir direto para outro problema:

O estilo de condução dos motoristas.

Mesmo com essas ações para alcançar o desempenho máximo do pneu, se os motoristas dirigem de maneira irresponsável, os pneus sofrem as consequências. Por exemplo, realizar muitas acelerações ou frenagens geram desgastes “manchados” na banda de rodagem — além do aumento no consumo de combustível.

Então, já sabe, se você perceber falhas nos pneus mesmo com um controle eficiente, pode ser que o seu próximo passo seja realizar treinamentos para os motoristas.

Identificação de pontos falhos na inspeção de veículos

Às vezes, identificar uma adversidade com os pneus é o mesmo que encontrar um problema generalizado do seu veículo. Problemas como alinhamento e balanceamento afetam o desempenho dos seus pneus e geram desgastes irregulares. 

Embora não sejam resolvidas nesse momento, essas questões podem, sim, ser identificadas conforme realizar a gestão de pneus na frota. Contudo, nunca deixe de realizar o checklist de manutenção preventiva na rotina das suas operações de transporte.

Como realizar a gestão de pneus na frota com maior eficiência

Coletar as informações com ferramentas de alta precisão

Enquanto é possível usar medidores de sulcos e pressão dos pneus manuais, as ferramentas digitais são facilitadoras. Além de o uso delas ser mais prático, os resultados se tornam bem mais confiáveis.

Um aferidor eletrônico, como o do Prolog, garante uma precisão de medição de 99%.

A lógica é que, quanto mais precisa a sua coleta, melhores as suas análises, certo? O que induz, igualmente, a um planejamento mais eficiente e projeções certeiras.

Manter um calendário atualizado de inspeções

Não basta realizar as inspeções ou fazê-las apenas quando for conveniente. Você precisa estabelecer um cronograma de aferições de pneus e certificar que os motoristas cumpram com ele.

Geralmente, a pressão dos pneus é verificada todas as semanas, a cada sete dias, e a profundidade dos sulcos todos os meses, a cada trinta dias.

Para isso, o seu meio de controle deve incluir um espaço para que as datas de realização da tarefa sejam anotadas e todos os responsáveis consigam visualizar quando a inspeção estiver próxima de seu vencimento — identificando qual a próxima data em que deve ser realizada.

Identificar as melhores métricas de controle de resultados

Sem métricas e indicadores de desempenho, você não tem como saber se as suas ações estão gerando resultados positivos, negativos ou indiferentes. Portanto, para cada objetivo do seu plano de frota, você deve determinar também quais os meios que vai usar para analisar o efeito gerado.

Um exemplo disso: 

Digamos que o objetivo é reduzir o descarte antecipado de pneus e gerar a redução de custos com novas compras. Para isso, você precisa controlar o nível de desgaste dos seus pneus ao longo de X tempo e analisar se está se desenvolvendo de modo regular, avançado ou irregular.

Também deve analisar o custo de aquisição, custo de reformas e serviços, e quilometragem rodada.

Com esses dados, inclusive, você consegue descobrir o CPK (custo por quilômetro) de cada pneu — uma métrica essencial para quem quer pagar menos em compras de pneus novos.

Aderir um método de gestão de pneus na frota

Para realizar toda a sua gestão de pneus na frota, que pode parecer algo excessivamente trabalhoso, as suas melhores opções são a utilização de uma planilha ou de um software de controle de pneus.

Ambos têm suas vantagens, mas não há dúvidas: a tecnologia sai como vencedora na batalha de benefícios.

Ainda mais adquirindo uma solução como a do Prolog App, criador deste conteúdo, pela qual você recebe um kit de aferição de pneus que se conecta, via bluetooth, com o sistema eletrônico. Assim, todos os dados são enviados automaticamente para dentro do aplicativo.

Com essa aquisição, seu trabalho passa a ser garantir a realização de inspeções por parte dos motoristas, analisar os relatórios gerados e tomar decisões de otimização na frota.

De resto, não precisa mais se preocupar em imprimir fichas, inserir dados manualmente nas planilhas ou levantar os dados para criar relatórios a cada mês. Tudo isso o sistema te entrega na palma da sua mão.

 

Conheça ainda melhor sistema do Prolog com uma demonstração gratuita.