Como a automação de processos para gestão de frotas pode te beneficiar?

A automação de processos vem se tornando cada vez mais comum na área de gestão de frotas, e como em outros segmentos, o uso  da tecnologia acaba por tornar o trabalho muito mais assertivo e eficiente.

Basicamente a automação de processos é o uso de aplicativos e softwares que foram criados para identificar situações que são reproduzidas no cotidiano de trabalho, e com a análise desses dados, desenvolverem soluções cada vez mais práticas e rápidas para cada situação repetida em específico.

A área de gestão de frotas demanda cada vez mais a proatividade, velocidade e índice de acerto, sendo estes, quesitos que definem a qualidade do trabalho e profissionalismo com que é feito. Todo gestor precisa com isso, dominar bem as ferramentas de análise e decisão para não só garantir sua sobrevivência no mercado, como também buscar a excelência.

 Ainda existem profissionais resistentes a automação de processos, e isso se dá por uma equivocada desconfiança no uso da tecnologia, e também uma autoconfiança em suas próprias capacidades.

Já não existe lugar no mercado para este tipo de gestor de frotas, e por isso preparamos este artigo para que você possa alcançar a sua melhor performance por meio das ferramentas digitais e atuais.

Vamos começar explicando as vantagens de se adotar automação de processos em sua gestão de frotas, e o que implica o não uso de algumas dessas ferramentas.

Vantagens de adotar imediatamente a automação de processos em sua gestão de frotas

Redução de custos em toda a operação

Um dos benefícios mais práticos ao adotar a automação de processos é a redução (ou em alguns casos a anulação) de custos que você pode acreditar que neste momento são necessários. Neste momento muitas empresas desejam vencer a crise, e um planejamento que prevê à redução de custos de forma inteligente é valiosíssimo.

Softwares e aplicativos podem realizar a substituição de diversos processos manuais, e isto ao passo que diminui a necessidade de ação humana também aumenta a velocidade e praticidade com que se dão muitos processo.

Maior assertividade e praticidade nas tomadas de decisão

Além de um trabalho com maior produtividade, independência e velocidade, outro benefício imediato da automação de processos são os indicadores de tomada de decisão. Para um ser humano é necessário esforço e dedicação na análise e construção de planilhas, e também a formulação de relatórios contundentes e verídicos.

Com o uso da tecnologia, análises e formulações que durariam horas (talvez dias), acontecem em segundos, e também como o ser humano é capaz de falhas, o uso dessas ferramentas também elimina este problema da equação, tornando as decisões cada vez mais acertadas.

Como começar a aplicar a automação de processos em sua gestão de frotas

Vamos descrever aqui alguns processos que são comuns a todas as automações de processos em gestões de frota.

Automação de check-lists digitais para a gestão de frotas

É de conhecimento comum que processos feitos a mão e que não possuam conexões lógicas e bem estabelecidas com outros processos, dificultam e causam falhas na gestão, visibilidade da frota e também o seu controle.

Estes problemas podem prejudicar diretamente quem é responsável na locadora pelas checklists, também o comercial que precisa estar atualizado sobre o estado de cada carro, o RH que por sua vez precisa saber da situação dos motoristas suas CNH’s, etc.

Existem vários aplicativos e softwares gratuitos e pagos que criam checklists com informações detalhadas e possibilidades variadas de edição, fazendo com que cada detalhe não seja esquecido.

Automação de processos robotizada

O nome parece coisa de um futuro distante, mas é perfeitamente comum entre as ferramentas de automação de processos. Mesmo com o uso de ferramentas, existem muito dados a serem preenchidos e reportados em cada sistema em específico, este tipo de automação faz este processo.

Algumas ferramentas e softwares em específico possuem inteligência artificial, programada para realizar a coleta de dados e também imediatamente enviá-los como um assistente remoto. O usuário ainda pode configurar como esses dados serão acessados em cada sistema, como à coleta é feita, e com qual frequência serão enviados, fantástico, não?

Considerações finais

Como podemos neste artigo explorar brevemente, um gestor de frotas que não tenha nenhum conhecimento sobre o uso da automação de processos está completamente perdido em sua área. As ferramentas a disposição simplesmente realizam tarefas com uma velocidade e precisão incompetível.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário