Tendências de gestão de frota para otimizar seu negócio

Novidades em relação às tendências de gestão de frota estão sempre em ebulição. O avanço tecnológico constante aliado ao surgimento de novas necessidades são fatores que provocam essa mudança. O mercado de frota e os transportes não param de passar por modificações vindas com os meios digitais de operacionalização. E, de uns tempos pra cá, poder ter este controle de forma remota é um grande diferencial. Por isso, estar antenado às novas tendências de gestão de frota aumenta a eficiência e diminui os gastos do seu negócio.

Como gestor de frota, é importante estar conectado às novidades que a tecnologia disponibiliza para criar iniciativas e soluções que deixem sua empresa alinhada em relação a essas demandas atuais. Além disso, a praticidade, agilidade e eficiência pode favorecer o seu local diante da concorrência. De acordo com essa demanda, reunimos as maiores tendências de gestão de frota para atualização da sua empresa corresponder às necessidades do mercado de frota desses novos tempos.    

 

Utilização máxima do uso de dados para o planejamento  

Não é de hoje que o gerenciamento de frotas e o uso de dados estão passando por uma revolução digital. Os recursos tecnológicos têm contribuído para a coleta e aplicação de dados da gestão. O planejamento com o uso de dados completo se torna um grande diferencial. A transmissão de informações em tempo real facilita a resolução de problemas e tomada de decisões. Através dessa agilidade no uso de dados, o gestor consegue planejar e solucionar situações de forma mais rápida e eficiente.

 

Otimização no desempenho

Reduzir gastos com combustível, diminuir o tempo de condução e do número de manutenções corretivas otimizam o desempenho de uma frota. O Maxifrota Gestão de Abastecimento permite utilizar recursos tecnológicos para a organização da logística. Custos, gerenciamento de pessoas, feedback de clientes, monitoramento, além do desempenho do seu negócio são algumas tendências recentes de gestão de frota.

 

Mobilidade fácil

Pensando na economia e agilidade para cumprir as demandas, uma tendência que está despontando no mercado é a da frota compartilhada. Ela reduz o consumo de combustível, otimiza tempo e espaço, além de causar menos impacto no meio ambiente.  

 

Crescimento da automação

 

Com o incessante avanço tecnológico, o ramo do transporte caminha também nos trilhos dessa tendência. Potencializar a prestação de serviços através dos meios digitais promove eficiência e praticidade. O controle de dados de manutenção, redução de erros e organização são itens que facilitam o dia a dia da sua empresa.

 

Terceirização de frota  

Diante dos novos conceitos de mobilidade urbana, ocorrem consequentemente mudanças também no ramo dos transportes. Novos comandos tecnológicos e a ressignificação da utilização dos veículos são alguns deles. Com a maior preocupação com o meio ambiente e bem-estar geral, modelos de compartilhamento de carros e a maior presença tecnológica contribuem para essa tendência crescente.

 

Acesso full-time

Ter acesso 24h por dia, 7 dias por semana à sua frota. Uma plataforma de gestão completa permite que você envie dados a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet. Assim você pode acompanhar todos os detalhes dos automóveis em tempo real e ao alcance de suas mãos.

 

Rapidez na gestão da manutenção

Como a utilização dos recursos tecnológicos é uma ferramenta indiscutível para a praticidade e agilidade na gestão de frotas, aqui também não seria diferente. Com a Maxifrota Gestão de Manutenção, é possível criar um cronograma organizado, informações detalhadas e a automatização de processos operacionais. Sua frota produzirá mais assertivamente, gastando menos tempo e dispondo também de menores custos.

 

Integrações entre softwares e plataformas

Uma grande tendência que contribui significativamente para a organização da sua frota é a centralização de informação em uma única plataforma. Além de organizar, isso dispara seu poder de resolução e tomada de decisão. Ao conectar banco de dados internos e externos, isso facilita seu cronograma e trabalho como um todo. A concentração de dados em um só lugar promove a velocidade e praticidade diante do conhecimento de informação e solução de demandas.

 

Manutenção de políticas de conduta e segurança

Educação e alinhamento para cumprir a missão da sua empresa. Parece óbvio, mas cuidado e precaução nunca deve deixar de ser enfatizado. A manutenção de políticas de conduta e segurança é essencial para deixar a equipe ainda mais coesa quanto aos objetivos de sua frota. Normas, posturas, relação com clientes e outas atitudes precisam estar alinhadas. A Maxifrota te ajuda na construção de uma política de conduta, que deve ser utilizada para descrever, estabelecer e firmar critérios de uso, manutenção, administração e cuidados com os veículos. Assim fica ainda mais claro as responsabilidades da empresa e do colaborador.

Veja mais notícias sobre Gestão de Frotas


Ferramentas que ajudam o gestor de frota a gastar menos combustível

Um dos maiores desafios para as empresas que possuem frotas e para quem as gerencia diretamente é a equação entre […]

Por Blog MaxiFrota - 14 de maio, 2020

O que mostram as notícias sobre a gestão de frotas

O mundo vem passando por mudanças, isso todos podemos observar. O coronavírus chegou e, com agilidade, fez pessoas precisarem mudar completamente suas rotinas. […]

Por Blog MaxiFrota - 13 de maio, 2020