Tecnologias para frotas: Veja os benefícios que podem trazer para sua gestão - MaxiFrota
30 de setembro, 2020 54
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Tecnologias para frotas: Veja os benefícios que podem trazer para sua gestão

Dentro da área, é impossível não observar  quanto a tecnologia para frotas tem modificado completamente o cenário da gestão. O dinamismo que as ferramentas advindas desse tipo de tecnologia ocasionou tornou o trabalho muito mais rápido, prático, e multiplicou de forma incontável à sua produtividade.

Isto trouxe ao setor de transporte e logística também um outro nível de competitividade entre as empresas, obrigando os profissionais da área a obterem rapidamente conhecimento na tecnologia para frotas, e em alguns casos, serem até mesmo desenvolvedores de novas ferramentas e sistemas.

Tendo em vista este novo mercado completamente competitivo, e o avanço constante das ferramentas de gestão, é necessário que o profissional da área esteja bem atualizado e por dentro do leque de possibilidades que as mesmas oferecem. Neste artigo vamos explorar um pouco sobre esse assunto, e esperamos convencer você sobre a necessidade urgente de obter conhecimento sobra as ferramentas tecnológicas da área.

Quais as vantagens desta nova tecnologia para frotas?

Em um resumo não tão abrangente a tecnologia para frotas possibilita agilizar inúmeros processos cotidianos da gestão, favorecendo tomadas de decisão cada vez mais assertivas e também um controle de custos baseado em dados sempre atualizados e extremamente confiáveis.

O “nome do jogo” da atual tecnologia para frotas é o uso de dados confiáveis, e o quanto mais esta coleta consegue ser portátil e rápida mais ainda é possível se utilizar de softwares para a sua análise. Esta velocidade de tomadas de decisão em uma área que lida com a pontualidade dos seus prazos, gera uma vantagem competitiva entre as empresas, e também aprimora a sua produtividade.

As tecnologias vigentes (e em constante mudança) viabilizam o acompanhamento de operações de forma remota, onde é possível calcular de forma assertiva o uso do combustível, evitar acidentes de trânsito, controlar a manutenção dos carros e o tempo de transição entre os seus respectivos motoristas.

O aumento da produtividade, diminuição de custos, e o controle dos carros ocasionados pelo uso destes softwares, geram uma vantagem decisiva para a competição do mercado.

Quais são as funções de um software na tecnologia para frotas?

Basicamente existem softwares para inúmeras especificidades, mas em uma visão geral, os mesmo possibilitam o controle em tempo real de todos os dados relevantes para a gestão. O acompanhamento se torna por sua vez também sistêmico, possibilitando a empresa e colaboradores estabelecerem um modus operandi de sua gestão.

Além disso softwares permitem o controle do uso de combustível, prever de forma assertiva os custos com manutenção em determinadas unidades de tempo, entre outros custos operacionais que são somadas as demandas diárias.

Uma outra vantagem importante é a segurança que os softwares proporcionam, uma vez que todas as informações estão unificadas em um só lugar, é muito mais fácil ter controle sobre os dados, e não perdê-los, além de que possíveis cálculos sempre serão muito mais confiáveis.

Quais são as tecnologias para frotas mais usadas atualmente?

Muitos avanços tecnológicos foram realizados na área, e cada um em sua especificidade, colabora para todos os processos necessários em uma operação de gestão de frotas. Falaremos aqui sobre algumas dessas tecnologias.

Telemetria

A telemetria é uma tecnologia que permite o acompanhamento do comportamento dos motoristas em tempo real. É possível, dentre outras coisas, identificar possíveis infrações cometidas pelo condutor e que danificam os carros, desperdiçam combustível, e também diminuem a disponibilidade de carros para a frota. 

Sensores de controle de pneus e temperatura

É possível hoje de forma remota acompanhar o desgaste e performance dos pneus de toda frota. Este tipo de avanço fantástico não só auxilia a diminuição de custos com o uso dos pneus, como também permite observar à durabilidade de determinadas marcas, por tabela a economia de combustível e também a segurança do motorista na estrada.

Conclusões finais

Neste artigo abordamos algumas das tecnologias para frota disponíveis e em amplo uso, e também as inúmeras vantagens que são ocasionadas por este avanço. Concluímos que hoje é praticamente impossível trabalhar na área de gestão de frotas sem possuir afinidade com essas ferramentas e praticidade que as mesmas proporcionam.

É necessário o uso de softwares e aplicativos não só para a coleta de dados e monitoração remota das unidades, mas também para a verificação e avaliação da grande quantidade de tarefas que um gestor encontra em suas demandas diárias.