4 características que todo gestor de frotas deveria ter

Quando pensamos em um gestor de frotas, automaticamente pensamos em um profissional que possua algumas qualidades que são essenciais para o cargo, tais como: pontualidade, eficiência, supervisão dos protocolos de segurança e acima de tudo responsabilidade. Tudo isto contribui para o bom desempenho da empresa em suas entregas.

Pensando nessas qualidades e características, o que pode ser feito para que o gestor de frotas as conquiste?  É preciso estar atento a diversas nuances como uma redução de custos eficiente e que consiga manter a qualidade da operação, e também uma logística na mesma que agrade a clientes e colaboradores.

A atuação do gestor é essencial, pois é ele que fica responsável pela  análise e controle de planejamentos, a administração de outras funções, e a depender de suas condições de trabalho, outras tarefas podem ser anexadas às suas obrigações.

Agora que já conversamos sobre estas importantes características e situações do trabalho do gestor vamos através deste artigo listar algumas hacks que podem ajudar um novo ou veterano gestor de frotas a alcançar este nível de eficiência.

Todo gestor de frotas deve avaliar e treinar bem a sua equipe

É um erro comum do gestor de frotas, tomar para si tarefas que pertencem a outros membros de sua equipe. Um bom gestor saberá dividir de forma adequada os afazeres entre os membros de sua equipe  de forma equilibrada, tendo em vista as principais potencialidades de cada um.

Os colaboradores e clientes ao observarem uma equipe de alto nível em ação, sentem-se motivados a conseguir novas propostas para incrementar ainda mais a produtividade do time. Para a conquista de uma equipe de alto nível, é preciso investir em treinamentos e cursos específicos desta área, mantendo assim sua equipe sempre atualizada e com novas competências.

A organização deve ser a palavra chave da vida do gestor de frotas

Entregas prorrogadas são as maiores vilãs da carreira de um gestor de frotas, a pontualidade e excelência em seus serviço são uma questão vital. A manutenção do seu próprio tem e do tempo de sua equipe podem ser o fator essencial para evitar tais equívocos e atrasos.

Para isto o gestor deve saber construir uma agenda de prioridades e afazeres diários, que irá dar tempo hábil a execução de tarefas necessárias sem causar sobrecarga aos colaboradores.

É importante que um gestor de frotas não confie em sua capacidade de recordar de tudo que for necessário, é impossível para esta área viver sem uma boa check-list. Sua agenda diária é composta por muitos afazeres, e sem um guia prático para guiá-los, será impossível ser eficiente.

Um gestor de frotas de excelência domina bem todas as informações

Um gestor de frotas precisa estar por dentro de toda e qualquer informação relevante ao mercado de sua área. Decisões importantes podem ser tomadas a depender de como está a sua própria frota e também o mercado, a relação dos custos de operação da rota podem ser o fator fundamental de uma decisão assertiva.

Hoje os gestores de frota contam com inúmeros softwares capazes de cálculos preciso e rápidos que auxiliam nessas decisões, assim como a possibilidade em tempo de real de ter a localização precisa de sua frota.

Um bom gestor de frotas possui processos padronizados e organizados

Para que um nível seja atingido é necessário que metas sejam propostas e também que um resultado seja esperado. Toda análise e compreensão dos pormenores do trabalho do gestor se tornam processos, que por sua vez se tornam um padrão a ser repetido para um resultado esperado.

Todo gestor domina os seus processos e possui uma organização protocolar de funções e adequações específicas. Tais processos com o passar do tempo começam a se tornar uma política e filosofia do próprio gestor, assim novos colaboradores são chamados à se adequar a esta padronização para atingir melhores resultados.

Lembrando que ser um gestor de frotas requer ainda muito mais que os atributos e características citados acima, e somente por meio da experiência e vivência da área é possível adquirir o know how de um veterano de excelência.

Esperamos que você tenha gostado e tomado nota das dicas que apresentamos neste artigo, e que consiga cada vez mais melhorar os seus processos.

Precisa de mais uma ajuda na sua gestão? Fique com o artigo abaixo:

Como a automação de processos para gestão de frotas pode te beneficiar?

Compartilhe:

Deixe um comentário