Rastreamento De Frota: Como Melhorar o Seu Controle
19 de setembro, 2022 3385
Gestão de Frotas

Rastreamento De Frota: Como Melhorar o Seu Controle

Muitas empresas não utilizam sistemas de monitoramento de frotas veicular, e com isso acabam perdendo diversas informações que podem ser útil para tomada de decisão dentro da empresa. Por isso, que resolvemos fazer este guia, com o intuito de mostrar para você que você deve investir em um sistema de rastreamento de frota e ficar ligado nas informações que pode ser tirado deles.

Sem mais enrolação, vamos ao que interesse. Boa leitura!

Por que rastrear a sua frota é importante?

Existem inúmeros benefícios em investir nas tecnologias de rastreamento, desde por exemplo, saber a rota que o motorista fez, a velocidade desenvolvida, as paradas, a razão pelo qual a entrega demorou e etc.

Em certas situações é muito mais fácil tomar decisões com bases dados e informações registradas, do quê em apenas opiniões e palavras. Lembre-se, que um bom gestor é aquele que consegue tomar o maior número possível de boas decisões dentro de uma empresa.

Aqui embaixo vou deixar os benefícios de rastrear cada carro da sua frota!

Saiba a rota ideal

Muitas vezes traçamos uma rota que achamos que é a ideal na teoria, porém, quando vamos para prática vimos que não era e acaba demorando mais e consumindo mais recursos. Com um bom sistema de rastreamento, você pode testar as rotas e definir a mais estratégia para a sua empresa.

Outro ponto bastante interessante é que você consegue verificar se o carro da empresa foi utilizado pelo motorista para fins pessoais. Quando ocorre desvios de rotas, você consegue ter a certeza e tomar as decisões importantes para corrigir determinada atitude.

Velocidade Desenvolvida

Com um rastreamento de frota, você saberá como os membros da sua equipe estão dirigindo e se eles estão dentro do esperado nas vias urbanas e rurais. Aqui você terá base para saber se determinado motorista está respeitando os limites de velocidade estabelecidos em lei e terá como entender se determinada multa por excesso é justa ou não.

Uso Particular

É bem comum, o uso do veículo de empresa de forma particular. Entretanto, se a política de empresa não permite, é por meio do uso de rastreamento que você saberá se isso está acontecendo. Dependendo da maneira do uso em questão, isso pode significar um aumento de custo com abastecimento, manutenção de carro, atraso de entrega, congestionamento no fluxo da empresa e etc.

Saber se o seu colaborador está seguindo o planejado dentro da empresa é essencial para diminuir gastos variáveis dentro da sua frota.

Fluxo de Trabalho Positivo

Com tudo citado acima, você já deve ter imaginado que tudo isso vai contribuir para um fluxo de trabalho mais positivo na sua organização.

Isso porque conseguimos determinar se as rotas combinadas estão sendo executadas, se a velocidade máxima está sendo respeitada e se o veículo está sendo utilizado apenas para a empresa e não para uso particular.

O trabalho tende a ficar mais fácil e otimizado, pronto para desenvolver um fluxo mais fluído e correto.

Leia também: Como melhorar a gestão de frota

Como comunicar ao colaborador que a frota é rastreada?

Isso não deveria nem ser pauta de conversa, porém, para evitar problemas deixe claro nas políticas da empresa que a frota é rastreada e que as informações são coletadas periodicamente para análises.

Pode ser que alguns motoristas não goste desta sensação de “está sendo vigiado”, por isso deixe bem claro na hora da admissão e durante os treinamentos dentro da empresa.

Conclusão!

Saber aonde o seu veículo está é fundamental, porém como vimos existem diversos outros benefícios e que vai muito além de apenas rastrear a localização. Conseguimos ter uma base de informações mais sólidas e otimizadas para tomar as decisões mais assertivas possíveis. Espero que tenha ajudado você a entender como funciona o rastreamento de frota.