Gasto Com Combustível Na Frota: Como a Maxifrota Pode Ajudar?
14 de novembro, 2022 2318
Consumo de combustível
Artigo Artigo

Gasto Com Combustível Na Frota: Como a Maxifrota Pode Ajudar?

O gasto com combustível na frota pode simbolizar uma grande dor de cabeça para os gestores de frota caso não consiga ter um controle correto de quanto é consumido por veículo.

Saber disso, é ter em média uma base de quanto será gasto por mês com abastecimento, as rotas que são serão realizadas com determinada quantidade de combustível, o quanto você precisa desembolsar, se o modelo do veículo ainda é vantajoso e etc.

Existem diversas causas para uma baixa eficiência, como também existe diversos motivos para que você fique atento e saiba o que está acontecendo com seus veículos.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo com dicas de como você pode está controlando os seus gastos com combustível, as vantagens desta prática e como a MaxiFrota pode ajudar você, gestor.

Boa leitura!

Está sem tempo de ler o conteúdo? Escute a versão do conteúdo em áudio e não perca nenhuma dica!

Como Controlar Os Gastos Com Combustível?

A gestão de uma frota de carros envolve muito mais do que apenas abastecer os veículos com combustível. É importante considerar todos os custos associados ao uso dos carros, incluindo o abastecimento, para garantir que a frota esteja operando de forma eficiente e rentável.

Monitore o Consumo

Uma das maneiras mais eficazes de controlar os custos de combustível de uma frota é monitorar o consumo de cada veículo. Isso pode ser feito registrando o número de quilômetros rodados e o tipo de combustível usado em cada viagem.

Com esses dados, é possível calcular o consumo médio por quilômetro rodado para cada carro e, assim, identificar os veículos que consomem mais.

Encontre Bons Fornecedores

Além de monitorar o consumo, outra maneira de controlar os custos é comparar os preços de combustível de diferentes fornecedores. Com uma análise cuidadosa, é possível encontrar fornecedores que oferecem preços mais baixos para o tipo de combustível usado pela frota.

Treine a Sua Equipe

Outra medida que pode ser tomada para reduzir os custos é treinar os motoristas para que eles saibam como dirigir de forma mais eficiente. Por exemplo, ensinar os motoristas a acelerar e desacelerar de forma suave pode ajudar a reduzir o consumo de combustível.

Também é importante que os motoristas estejam cientes de outros fatores que podem afetar o gasto com gasolina/etanol/diesel, como o peso do carro e a aerodinâmica.

Confira o Infográfico abaixo com mais algumas dicas sobre o economia de combustível para sua frota!

Infográfico com dicas de economia de gasolina na sua frota de veículos.

Vantagens de Controlar as Despesas Com Combustível!

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de controlar os gastos com abastecimento em uma frota:

Redução dos custos operacionais

Os custos operacionais são uma das principais preocupações de qualquer empresa. A redução dos custos com combustível representa uma economia significativa para as organizações.

Melhoria da eficiência

A eficiência é outro fator importante a ser considerado. Uma frota bem gerenciada pode economizar até 30% do combustível. Isso significa que os carros estão rodando mais e gastando menos.

Menos emissões de CO2

As emissões de CO2 são um problema cada vez mais presente na agenda pública. As organizações que têm um controle eficiente dos seus gastos com combustível estão contribuindo para a diminuição das emissões.

Usar combustível de qualidade implica diretamente na redução de CO2.

Escolha dos melhores veículos para sua frota

Com uma gestão bem elaborado é possível identificar modelos de veículos com alto consumo e assim optar por marcas mais econômicas.

Melhor imagem para a empresa

As empresas que se preocupam com o meio ambiente e com a eficiência energética têm uma imagem positiva perante o público. A gestão eficiente dos gastos com combustível e a qualidade do mesmo é uma forma de mostrar que a sua empresa se preocupa com o planeta.

Menor risco financeiro

Os riscos financeiros são uma das principais preocupações das empresas. A gestão eficiente dos gastos com combustível representa um menor risco financeiro para as organizações.

controlar os gastos com combustível é crucial para o sucesso financeiro de uma empresa. A gestão eficiente dos recursos é um diferencial que pode fazer a diferença no mercado.

Como a MaxiFrota Pode Ajudar Você?

Com a nossa tecnologia é possível você ter o controle de todos os gastos que a sua frota tem como abastecimento.

Isso mesmo, com o MaxiFrota Gestão de Abastecimento você tem acesso não só ao pagamento de cada veículo, mas indicadores que serão cruciais para a sua tomada de decisão.

O MaxiFrota Gestão de Abastecimento alia meio de pagamento e sistema de gestão para que você tenha o desempenho da sua frota sob controle, gerenciando as regras e permissões de abastecimentos dos seus veículos.

Com isso, você evita surpresas no fim do mês. Clique aqui e conheça agora a nossa solução, para você, gestor de frota.