Direção Econômica Para Frotas: 10 Dicas Para Reduzir Os Custos
5 de agosto, 2022 2969
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Direção Econômica Para Frotas: 10 Dicas Para Reduzir Os Custos

Você já deve ter ouvido falar em direção econômica, mas você sabia que de fato ela pode melhorar a sua frota a diminuir os gastos? Como o nome sugere, são práticas que fazem total diferença no fim das contas para o seu veículo, consequentemente para a sua empresa.

Pensando nisso, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Boa Leitura!

Mas afinal…. O que é direção econômica?

A direção econômica é um termo usado para descrever um estilo de condução que visa maximizar a eficiência do carro. Isso significa que o motorista está sempre procurando maneiras de reduzir o consumo de combustível, minimizar o tempo gasto nas trocas de marcha e evitar o desperdício de energia.

Embora possa parecer um pouco chato, a condução econômica pode realmente ajudar a economizar dinheiro a longo prazo para a sua frota.

10 Dicas de como ter uma direção veicular mais eficiente na sua frota!

1. Revise o Seu Carro Periodicamente

Faça uma revisão do seu carro e certifique-se de que está em boas condições mecânicas. Isso irá ajudá-lo a evitar problemas inesperados e manter seu carro funcionando de forma eficiente.

2. Seja cuidadoso ao acelerar e ao frear

Dirigir de forma suave pode ajudar a economizar combustível. Além disso, fazer boas trocas de marchas, pode ajudar mais ainda.

3. Evite dirigir em horários de pico

Quando o tráfego está mais pesado, procure rotas alternativas ou outros horários – se possível, isso pode ajudar a evitar atrasos e a economizar combustível.

4. Mantenha seus pneus em boas condições

Certifique-se de que estejam bem calibrados. Pneus em bom estado ajudam a reduzir o atrito entre o carro e o solo, o que pode ajudar a economizar combustível.

Veja também: Quando Trocar os pneus? Saiba Mais

5. Reduza o peso do seu carro

Remover itens inúteis do seu carro pode ajudar a reduzir o seu consumo de combustível.

6. Dirija com as janelas fechadas

Dirigir com as janelas abertas pode aumentar o arrasto do seu carro, o que pode aumentar o seu consumo de combustível.

7. Utilize o ar-condicionado somente quando necessário

O uso do ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível do seu carro, em tratando de uma frota veicular, isso pode fazer uma grande diferença no fim das contas.

Recomenda-se usar apenas em dias muitos quentes, por questão de saúde do seu colaborador.

8. Evite dirigir em terrenos acidentados

Dirigir em terrenos acidentados pode aumentar o consumo de combustível do seu carro e o desgaste do mesmo. Procure rotas alternativas.

9. Mantenha seu carro devidamente lubrificado

Lubrificar o seu carro pode ajudar a mantê-lo funcionando de forma mais eficiente.

10. Siga as orientações do fabricante

Trocar o óleo do seu carro em intervalos recomendados pelo fabricante pode ajudar a mantê-lo funcionando de forma mais eficiente. Além disso, o uso de acordo com as instruções faz total diferença.

Leia também: Conheça os tipos de manutenção veicular

Capacite os seus funcionários!

Talvez esta seja a parte mais importante de todo o processo, treine os funcionários da sua frota para que eles consigam de fato aplicar todas as dicas colocadas aqui em cima e ter um maior aproveitamento na hora de dirigir.

Uma equipe bem treinada faz total diferença na hora da execução, e isso pode fazer a diferença no orçamento final da empresa.

Por isso, sempre que possível ofereça novos treinamentos de reciclagem e atualização para eles, a fim de melhorar também o conhecimento do veículo.

Monitore o Desempenho Final!

Para saber se de fato a direção econômica está sendo efetiva na sua frota, é necessário você monitorar de perto, a fim de corrigir o que for possível para uma maior eficiência.

Pensando nisso, a MaxiFrota desenvolveu uma série de soluções para a sua frota. Desde o controle do consumo de combustível, até o que é gasto com manutenção.

Ficou curioso? Convido você a clicar aqui e conhecer todas as nossas soluções para a sua frota.