Atenção Dispersiva: Saiba Como Evitar No Dia A Dia! 🚚
8 de março, 2023 3887
Segurança
Artigo Artigo

Atenção Dispersiva: Saiba Como Evitar No Dia A Dia!

Quando falamos sobre atenção dispersiva, estamos nos referindo a falta de concentração na direção veicular e em sua volta.

Por diversos motivos, esse tem causado um grande número de acidentes em todo Brasil e é cada vez mais comum de acontecer.

Em muitas situações o maior causador disso é o uso do celular no trânsito, onde tira o foco do que está acontecendo em sua volta, consequentemente causando acidentes.

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre o assunto e como você pode traçar regras para evitar dentro da sua frota.

A MaxiFrota está aqui para tornar a gestão de frota mais inteligente e autônoma possível, por isso, siga a gente para mais conteúdos.

Boa leitura!

Como identificar atenção dispersiva dentro da sua frota?

Existem basicamente 3 tipos de atenção no trânsito: fixa, dispersa e difusa.

A fixa é a atenção onde o condutor foca exclusivamente é um ponto, por exemplo: nos carros que vem na sua frente. Ela é considerada errada, devido ao fato que o motorista não presta atenção no que está em sua volta (pontos laterais).

Já a atenção dispersa, é a mais errada possível. É aquela aonde o condutor foca a sua visão fora do eixo do trânsito. Ou seja, em um celular, computador, central multimídia e etc.

Já a difusa, é a mais indicada para condução. Ela é quando o motorista se posiciona bem e consegue acompanhar os pontos principais do trânsito.

Sabendo disso, agora podemos falar sobre como você pode identificar a atenção dispersiva dentro da sua equipe.

Pontos a se analisar!

Primeiro ponto a se fazer, é uma boa gestão de infração. Assim, você poderá acompanhar e verificar se houve multa por motivos de uso do celular, ultrapassagem em local proibido ou semáfaro fechado.

Outro ponto, é caso você queira utilizar tecnologias de telemetria, monitoramento por meio de câmeras e assim acompanhar o dia a dia do seu colaborador.

Desta forma você conseguirá verificar como está a atenção dos mesmos.

Dica bônus: tenha uma central de reclamação, assim você poderá monitorar as reclamações de outros motoristas durante o trabalho. Vale ressalvar que não tenha como certeza absoluta apenas uma reclamação, desde que esta seja grave, trabalhe sempre com a reincidência dos casos.

E você motorista, sabe como evitar ter uma direção dispersiva?

Se você, motorista, quer evitar ter uma direção dispersiva, existem algumas coisas que você pode fazer. Primeiro, faça uma pausa regular para tomar água, esticar as pernas e manter-se alerta.

Durante o trabalho, coloque sempre o telefone pessoal no silencioso e fora do seu alcance visual. Tenho certeza que isso vai ajudar você a evitar distrações.

Antes de tudo, certifique-se de que está bem descansado antes de começar a dirigir. É essencial você está bem fisicamente e mentalmente para executar as suas funções diárias.

Conclusão!

Atenção dispersiva é um grande problema de trânsito no Brasil, que pode ser controlado se as regras e medidas necessárias forem tomadas. A gestão de frota inteligente e autônoma pode ajudar a evitar acidentes, e a MaxiFrota está aqui para oferecer conteúdos para tornar as suas rotinas ainda mais eficientes.