Como controlar o consumo de combustível de cada veículo?
14 de maio, 2020 3129
Tecnologia Logística
Artigo Artigo

Ferramentas que ajudam o gestor de frota a gastar menos combustível

Um dos maiores desafios para as empresas que possuem frotas e para quem as gerencia diretamente é a equação entre produtividade e economia de combustível. Se os preços nas bombas oscilam dentro de uma mesma cidade, pelas rodovias do país não é diferente. Mas, se a função da frota é rodar, como gastar menos combustível e gerir melhor a política de abastecimento implantada pela empresa? Como controlar o consumo de combustível de cada veículo?  

O primeiro passo para conquistar esse feito é contratar a gestão de combustível – a principal aliada para uma empresa que procura economia e agilidade em seus serviços.  Confira com a gente! 

 Fatores externos aumentam o consumo 

A qualidade das estradas interfere diretamente no gasto, pois obriga os motoristas a reduzirem a marcha mais do que o necessário em uma viagem. Isso aumenta significativamente o consumo de combustível.    

A adulteração de combustível é outro grave problema no Brasil. Ela pode aumentar o consumo de combustível do veículo, ou pior, provocar danos irreversíveis. A depender do tipo de combustível adulterado, o motorista não vai perceber as mudanças no desempenho do veículo tão cedo. E, quando perceber, o estrago já terá sido feito.  

 Gestão de Combustível diminui o consumo 

tecnologia é fundamental para auxiliar no controle de combustível da frota e essa necessidade aumenta à medida que o seu número de veículos e motoristas cresce. Então, respira fundo, pois iremos destacar aqui as principais atribuições de uma ferramenta de gestão de combustível para a sua frota. 

MaxiFrota Gestão de Abastecimento permite a coleta de informações, além da disponibilização em tempo real dos dados fundamentais relacionados à atividade dos veículos. O sistema baseia-se em inteligência da informação para oferecer sistemas completos de gestão que atuam sobre as operações de sua frota, em especial, no controle dos abastecimentos, manutenções e compras referentes aos seus veículos.  

Acesso total aos registros dos abastecimentos feitos em cada veículo da frota é outra vantagem do MaxiFrota Gestão de Abastecimento. Isso possibilita que uma média de consumo possa ser feita em relação a cada um deles, além da performance do motorista e a relação comparativa entre os diferentes postos disponíveis nas rodovias.  

A economia do combustível é apenas um detalhe relacionado ao trabalho de gestão do negócio. O sistema se caracteriza como uma solução integrada de gerenciamento dos abastecimentos da frota. Ele possibilita ao gestor controle total sobre as regras da operação e indicadores de desempenho, o que contribui para a redução de despesas.  

Além de ajudar na economia de combustível, o MaxiFrota Gestão de Abastecimento também ajuda na gestão do negócio, facilitando a tomada de decisões e ajudando a planejar de forma muito mais eficaz. É possível regular todas as características de um abastecimento, desde os tipos de combustível até a quantidade de transações.   

Ufa! E aí? Convencido dos benefícios de um sistema de gestão de abastecimento para te ajudar a gastar menos combustível? Contrate agora uma gestão de qualidade que promove diversos benefícios de uma gestão inteligente e eficiente. E que além de tudo isso é pautada em resultados concretos para o seu negócio. Ter uma ferramenta que simplifica a sua vida de maneira eficiente e te traz resultados ainda mais produtivos é possível! Conte com a MaxiFrota!