Política de Gestão de Frota: Por que você precisa criar uma | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
10 de maio, 2020 3058
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Política de Gestão de Frota: Por que você precisa criar uma

Diversos são os desafios enfrentados por empresas que trabalham com frota: descontrole financeiro, gastos excessivos com abastecimento, falta de um diagnóstico de informações sobre a frota. Justamente pela lista de percalços, investir em uma política de gestão da frota pode ser a alternativa as empresas que já não sabem como controlar e gerir bem seus veículos.  

Controlar uma frota exige acompanhamento do gestor em todos os detalhes para reduzir os seus custos. É preciso ter organização para saber detalhadamente informações sobre o número de veículos e motoristas, bem como suas especificidades. Uma política de gestão da sua frota é de extrema importância para o alcance das metas e economia. Por isso, contratar um serviço especializado facilita a sua gestão. 

A implantação de uma política de gestão de frotas deve ser precoce, antes mesmo de a frota crescer, para que sejam estabelecidas metas de progresso e, assim, o seu crescimento será conduzido de forma próspera. 

Custos da operação 

Saber exatamente quanto custa e os principais gastos relacionados à sua frota é essencial. Enquanto gestor, você sabe quanto gasta com abastecimento, revisão, taxas de licenciamento e pagamentos aos motoristas? 

Implantar uma política de gestão de frotas e investir em uma solução que permita gerenciar tais custos é um bom investimento para sua empresa. Dessa forma, ter um sistema de gestão vai ajudar a controlar os custos e acompanhar o desempenho da frota. Assim, você pode identificar gastos desnecessários, ver onde precisa reduzir e ainda consegue tomar decisões mais inteligentes. 

Dados sobre a frota 

O conhecimento da sua frota é fundamental para o bom andamento das operações. Os dados que você possui precisam estar sistematizados e serem capazes de subsidiar uma tomada de decisão. Por isso, contar com uma política de gestão pode te ajudar a montar cenários e reunir informações de um modo mais inteligente. 

Acompanhar a performance 

Contar com um sistema de gestão permite acompanhar a produtividade e performance da frota, estabelecendo indicadores de desempenho que otimizam o tempo e colaboram com o negócio – cuidando da equação eficiência + redução de custos + controle + organização.  

Gastos com combustível 

Entre os principais custos para as empresas que trabalham com frotas está o gasto com combustível. Assim, estratégias de controle do combustível e gestão do abastecimento são importantes. Medidas como essas vão permitir aumentar a eficiência da frota. 

MaxiFrota Gestão de Abastecimento pode te ajudar a gerenciar melhor os abastecimentos, definir regras e permissões, além da visualização de todas as características de um abastecimento – tipos de combustíveis escolhidos e quantidade de transações realizadas. É possível ainda identificar os abastecimentos feitos em cada veículo. Resultado: panorama com a média de consumo e da performance dos motoristas.  

Gastos com manutenção 

A manutenção dos veículos contribui para a qualidade do serviço. Porém, antes, é preciso monitorar, com os motoristas, o desempenho de cada veículo. Dessa forma, é possível checar os motivos que levam os veículos a terem problemas técnicos e encontrar maneiras de evitar ou antecipar essas situações. Com o MaxiFrota Gestão de Manutenção, é possível planejar também os custos e períodos das manutenções. Assim, seu processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico.  

E então? Convencemos você sobre a importância de criar uma política de gestão de frotas para a sua empresa? Conte com a expertise da MaxiFrota. Podemos ajudar você a implantar essas e outras soluções.