5 DICAS PARA MANTER SEUS MOTORISTAS ENGAJADOS | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
27 de fevereiro, 2020 3301
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

5 DICAS PARA MANTER SEUS MOTORISTAS ENGAJADOS

Lidar com trânsito, poluição, clientes difíceis, barulho todos os dias é uma grande parte da rotina de um motorista. Sem dúvida, uma atividade estressante. Diante dessa realidade, é ainda mais importante conhecer os benefícios de manter os seus motoristas engajados.

Em primeiro lugar, a gestão deve criar um ambiente positivo, aliando  um bom relacionamento entre a empresa e seus funcionários. Como resultado, o trabalhador se sentirá mais motivado a trabalhar em uma corporação na qual se sente parte.

Entretanto, sabemos que gerenciar pessoas não é tarefa fácil, porém muito importante. Por isso, voltamos aqui com mais cinco dicas estratégicas que podem ajudar a tornar sua equipe mais engajada e colaborativa:

Valorize o empenho com um sistema de recompensas

É importante pensar em maneiras de beneficiar os funcionários, principalmente aqueles que cumpriram com suas atividades. Ao mesmo tempo em que privilegia a visão da empresa pode ser uma ótima maneira de incentivar sua equipe.

Às vezes a recompensa pode ser um almoço com a família em um lugar legal, outras pode ser um bônus no final do mês. A empresa pode criar sua estratégia.

Vale dizer que os estímulos não precisam (e não devem) ser exclusivamente ligados à produtividade. Ao engajar de outras formas é possível até descobrir outros talentos dos seus funcionários.

Dê valor ao tempo de folga:

Mostre que reconhece o tempo de seu colaborador. Muitos passam vários dias fora de casa, e realmente merecem descanso. Durante esse período, evitar ligações, mensagens relacionadas ao trabalho pode ser uma boa iniciativa.

Crie projetos para incentivar o engajamento e a união

Reuniões sociais, rodas de conversa, capacitações, um dia de treinamento e ginastica, atividades extras, são formas de trazer socialização e união à equipe.

Além de mostrar valorização, essas atividades também podem trazer novidades para o trabalho e melhorias para a rotina dos participantes.

Utilize um sistema de gestão de frotas

Um bom sistema de gestão pode trazer mais organização para o seu dia a dia. Afinal, traz mais controle sobre as atividades e o comportamento dos funcionários. Da mesma forma, facilita as operações diárias, evita fraudes e pode até reduzir custos.

Fidelize os colaboradores

Ter uma rotatividade de funcionários pode prejudicar o rendimento da equipe. Igualmente, é algo caro de se manter.

 Promover ações de fidelização nem sempre precisam ser direcionadas à salários. Nesse sentido, avaliar as necessidades de seus funcionários pode ser uma boa opção. Entre as opções, priorizar mais tempo em família e uma melhor organização do tempo de trabalho. Assim como benefícios relacionados a saúde e alimentação.

Motoristas engajados

Todas essas questões só poderão ser compreendidas se houver um bom relacionamento com seus colaboradores. Você só tem a ganhar com os benefícios de manter os seus motoristas engajados. O resultado são equipes mais felizes, colaborativas, unidas e animadas para trabalhar em conjunto com sua empresa.