Saiba se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas
22 de outubro, 2019 2902
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Como saber se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas

Descontrole financeiro. Gastos excessivos com abastecimento. Ausência de um diagnóstico de informações sobre sua frota. Dificuldade em mapear o perfil dos motoristas ou levantar e acompanhar indicadores de desempenho. Diversos são os desafios enfrentados por empresas que trabalham com frota. Por mais que esse cenário assuste, investir na automatização da gestão da frota pode ser a alternativa que você estava procurando. No post de hoje, elencamos algumas perguntas para ajudar você nesse caminho. Então, saiba aqui se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas.

Quais são os principais custos da minha operação?

Saber exatamente quanto custa e os principais gastos relacionados à sua frota é essencial. Abastecimento, revisão periódica, taxas de licenciamento, pagamentos aos motoristas. Você sabe dizer exatamente quanto gasta com cada um desses itens? Fazer esse mapeamento e manter o controle dessas despesas contribui com o sucesso do seu negócio.

Apostar numa solução que permita gerenciar tais custos é um bom investimento para sua empresa. Dessa forma, ter um sistema de gestão vai te ajudar a controlar os custos e acompanhar o desempenho da frota. Será possível monitorar tanto os gastos com combustível como aqueles com manutenção dos veículos. E vamos combinar que ter um detalhamento de todas as despesas da sua frota é maravilhoso, não é? Assim, você pode identificar gastos desnecessários, ver onde precisa reduzir e ainda consegue tomar decisões mais inteligentes.

Você possui dados sistematizados sobre a sua frota?

O conhecimento que você possui da sua frota é fundamental para o bom andamento das operações. Mas e como esse conhecimento está disponível? Os dados que você possui precisam estar sistematizados e serem capazes de subsidiar uma tomada de decisão assertiva e confiável. Por isso, contar com um sistema de gestão pode te ajudar a montar cenários e reunir informações de um modo mais inteligente. Por exemplo, você poder obter informações sobre o comportamento das operações. Desse modo, é possível saber quantidade de veículos, abastecimento realizados, tipo de combustível, km percorridos entre outros fatores.

Para saber se minha empresa precisa de um sistema de gestão de frota, preciso avaliar como anda o desempenho?

Acompanhar a produtividade e performance da sua frota é essencial. Contar com um sistema de gestão te permite estabelecer indicadores de desempenho que otimizam seu tempo e colaboram com o negócio. Assim, você  agrega eficiência, redução de custos, controle e organização. E quando se fala em gestão de frotas, esses são itens fundamentais, né? E aí já dá para saber se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas? Vamos a outro ponto que pode te ajudar a responder essa questão.

Como estão os abastecimentos dos veículos?

O gasto com combustível está entre os principais custos do transporte nas empresas que trabalham com frotas. Assim, estratégias de controle do combustível e gestão do abastecimento são importantes. Medidas como essas vão permitir aumentar a eficiência da frota.

Um sistema de gestão pode te ajudar a gerenciar melhor os abastecimentos realizados, avaliando as possibilidades. Além disso, é possível definir regras e permissões de abastecimento em seus veículos. Outra vantagem é a visualização de todas as características de um abastecimento. Isso inclui desde os tipos de combustíveis escolhidos até a quantidade de transações realizadas.

Quer mais? Um sistema de gestão pode te ajudar a identificar os abastecimentos feitos em cada veículo da frota. Como resultado, você consegue visualizar uma média de consumo e da performance dos motoristas. E vamos combinar que isso é ótimo para o seu negócio, não?

Os benefícios não param por aí e outro diferencial é fornecer uma relação comparativa entre os diferentes postos disponíveis nas rodovias do país. Assim, é possível optar pelos que oferecem a melhor relação custo-benefício. Dessa forma, você consegue controlar melhor os gastos e, consequentemente, reduzir custos.

Como está a manutenção?

Você bem sabe que a manutenção dos veículos contribui para a qualidade do serviço. No entanto, isso precisa ser gerenciado da forma correta. Uma maneira de fazer isso é monitorar, juntamente aos motoristas, o desempenho de cada veículo. Dessa forma, é possível checar os motivos que levam os veículos a terem problemas técnicos, e encontrar maneiras de evitar ou antecipar essas situações. 

Investir num sistema de gestão também vai facilitar sua vida aqui. Desse modo, é uma forma de concentrar em uma só plataforma virtual informações a respeito de orçamentos, controle de estoque e calendário de manutenções. Com um sistema, você tem alternativas para fazer a melhor decisão de compra para a manutenção da sua frota.                   

Assim, seu processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico Isso porque o sistema disponibiliza uma vasta e diversificada rede de credenciados. Como resultado, você ganha múltiplas opções do mercado para a tomada de decisão.

Se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas, então como contratá-lo?

Uma forma de agregar um sistema de gestão ao seu negócio é por meio da contratação de uma empresa especializada. Nessas horas, é bom contar com um parceiro com experiência em automatização da gestão de frotas. Assim, você vai poder contar com a expertise, experiência e know how de quem entende do assunto.

Na hora de escolher, observe a trajetória da empresa e qual a percepção dela no mercado. Consulte clientes antigos, atuais e peça demonstrações de como ela pode agregar benefícios ao seu negócio. Pesquise, compare e faça a melhor escolha.

A partir dos pontos elencados aqui, saiba se sua empresa precisa de um sistema de gestão de frotas e não deixe de buscar as soluções que você precisa.  Gostou desse conteúdo? Quer acessar mais informações como essas? Siga a gente no Facebook e no Instagram.