Como automatizar a sua gestão de combustível
13 de junho, 2019 2509
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Como automatizar a sua gestão de combustível

O transporte rodoviário, modal mais importante do país, é responsável pela maior parte do consumo de combustível no Brasil. Isso influencia diretamente no preço do frete das mercadorias. Por isso, a gestão de combustível é a principal aliada para uma empresa que procura economia e agilidade em seus serviços.

Para a logística, o custo de transporte é um dos mais altos. Enquanto gestor torna-se essencial buscar formas de economizar neste quesito sem diminuir a produtividade das suas transações. O primeiro passo para conquistar esse feito é contratar a gestão de combustível.

Neste momento, o preço do combustível está especialmente elevado e as suas variações são diárias. Estudar e compreender essa variável é extremamente importante para os resultados finais da empresa.

Gastos com combustível

São muitos os motivos que levam ao gasto desenfreado de combustível. A qualidade das estradas, por exemplo, interfere diretamente no gasto. Os buracos e ondulações na pista obrigam os motoristas a reduzirem a marcha mais do que o necessário em uma viagem. Isso aumenta significativamente o consumo de combustível no automóvel.  

Os componentes essenciais de um veículo se desgastam com o passar do tempo na estrada. A constante necessidade de viajar, ignorando a necessidade de se fazer a manutenção necessária, interfere nos custos gerais da viagem, no tempo de entrega do produto e no seu frete. Os preços repassados ao consumidor final acabam sendo maiores por causa dessas questões externas.

Além das questões que envolvem o próprio veículo e a sua qualidade, a adulteração de combustível é um grave problema no Brasil. Ela pode aumentar o consumo de combustível do veículo, ou pior, provocar danos irreversíveis ao motor. A depender do tipo de combustível adulterado, o motorista não vai perceber as mudanças no desempenho do veículo tão cedo. E quando perceber será tarde demais – o estrago já terá sido feito.

Como funciona a Gestão de Combustível

A tecnologia é fundamental para auxiliar no controle de combustível da frota e essa necessidade aumenta à medida que o número de veículos e motoristas cresce na empresa. Logo, quanto maior a sua estrutura, mais necessários se tornam esses recursos.

O sistema virtual permite a coleta de informações, além da disponibilização em tempo real dos dados fundamentais relacionados à atividade dos veículos.  Se tratando de uma empresa de médio a grande porte, essa ferramenta pode ser o diferencial que está faltando na logística da sua gestão.

O sistema baseia-se em inteligência da informação para oferecer sistemas completos de gestão que atuam sobre as operações de sua frota, em especial, no controle dos abastecimentos, manutenções e compras referentes aos seus veículos.

O objetivo é proporcionar controle total em tempo real da frota reduzindo os gastos com abastecimentos e manutenções. Além de ampliar a eficiência da frota pela otimização de recursos e melhoria de desempenhos.

O sistema também permite o total acesso aos registros dos abastecimentos feitos em cada veículo da frota. Isso possibilita que uma média de consumo possa ser feita em relação a cada um deles, além da performance do motorista e a relação comparativa entre os diferentes postos disponíveis nas rodovias.

 A economia do combustível é apenas um detalhe relacionado ao trabalho de gestão do negócio. O sistema se caracteriza como uma solução integrada de gerenciamento dos abastecimentos da frota. Ele possibilita ao gestor controle total sobre as regras da operação e indicadores de desempenho, o que contribui para a redução de despesas.

Além de ajudar na economia de combustível, o software também ajuda na gestão do negócio, facilitando a tomada de decisões e ajudando a planejar de forma muito mais eficaz. É possível regular todas as características de um abastecimento, desde os tipos de combustível até a quantidade de transações. Tudo isso funciona em 4 etapas:

Parametrizações: Gestor define no sistema as regras de utilização dos cartões para abastecimentos.

Abastecimento: Funcionário comparece ao posto de combustível para fazer o abastecimento.

Pagamento: Frentista insere diferentes dados na maquininha do cartão para efetuar a transação.

Gestão: Gestor recebe as informações do abastecimento pelo sistema em tempo real.

Contrate agora uma gestão de qualidade que promove diversos benefícios de uma gestão inteligente e eficiente e que, além de tudo isso, é pautada em resultados concretos para o seu negócio. Solicite uma proposta!