Por que você deve escolher um sistema de gestão? | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
6 de junho, 2019 1783
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Por que você deve escolher um sistema de gestão?

Gerir frotas abrange absolutamente tudo que está ligado aos veículos e aos produtos necessários para a sua manutenção. Em resumo, a gestão de frotas permite às empresas eliminar os riscos inerentes ao investimento dos seus veículos. Além disso, ela possibilita o aumento da produtividade e da eficiência ligada as suas operações.

Existem dois tipos de atividades ligadas a gestão de frotas. A primeira é a atividade interna. Ela se refere ao abastecimento, compras de peças, consertos, capacitação de motoristas, gestão de documentos e multas.

A segunda é relacionada às atividades externas. Elas estão ligadas ao sistema de coletas e entregas, além do monitoramento e rastreamento da carga em tempo real e a formação de trajetos inteligentes – proporcionados pela tecnologia. 

Ao conseguir equilibrar ambas as atividades internas e externas, é possível gerir uma frota com eficiência. Isso garante a produtividade dos colaboradores e dos veículos envolvidos. Evita contratempos como mal uso de combustível, rotas maiores do que o necessário e problemas mecânicos. Todos eles geram gastos adicionais – exatamente o que a gestão quer evitar.

Sem a Gestão de Frotas, alguns desafios são encontrados pelas empresas:

  • Descontrole de gastos: Sem a gestão de frotas fica mais difícil controlar todos os gastos. Isso inclui os possíveis desperdícios que podem ocorrer, como gasto de combustível, gastos com troca de peças, manutenção do veículo, etc.
  • Produtividade estagnada: Sem o devido controle de desempenhos dos condutores e veículos, além da própria manutenção, não é possível garantir que os veículos estarão sempre com um bom desempenho. Isso pode impedir o crescimento da produção na empresa.
  • Altos gastos com a manutenção de frota: Sem o sistema de manutenção, não é possível desenvolver o plano de manutenção preventiva e corretiva, que permite que os veículos estejam sempre em bom funcionamento. Não será possível identificar a necessidade de consertos esporádicos com prestadores de melhor custo, revisões e trocas de peças nos tempos adequados. Ou seja, o aparecimento de problemas não pode ser evitado.

Por que investir na Gestão de Frotas?

A tecnologia proporciona um excelente sistema de comunicação e rastreamento veicular que permitem o controle de Gestão de Frotas. Esse sistema é indispensável para uma empresa fazer uma boa gestão obtendo sucesso e bons índices em suas atividades.

O investimento na gestão garante um planejamento de controle para que as tarefas do setor ocorram de acordo com os objetivos da empresa. A gestão de frotas garante que os veículos sejam utilizados da melhor maneira. Ela permite que a produtividade seja maior do que os gastos. 

Algumas estratégias devem ser adotadas para que o monitoramento de rotas e o gerenciamento de consumo de combustível sejam elaborados com a maior precisão possível. Assim a gestão poderá identificar em quais momentos estão ocorrendo falhas no processo ao ter um resultado inesperado.

Ter um sistema especializado que cuide da gestão de frota é um diferencial para que todas as funções como manutenção, rastreamento e monitoramento dos veículos, acompanhem as metas estipuladas pela empresa.

Gestão de Abastecimento

 O abastecimento é um momento que exige pesquisa e muito conhecimento de área. São diversos os postos disponíveis nas rodovias do país – alguns oferecendo combustíveis de origem duvidosa. Por isso, é necessário, se tratando de frotas, buscar a melhor alternativa para não cair nas ciladas encontradas rodovias a fora.

 Pensando na melhor alternativa, a Gestão de Abastecimento é a solução para esses problemas. É um serviço que oferece uma solução integrada de gerenciamento dos abastecimentos da frota. Ele possibilita ao gestor controle total sobre as regras da operação e indicadores de desempenho, contribuindo para a redução de despesas.

Além disso, oferece também um sistema inteligente integrado ao meio de pagamento para a gestão dos abastecimentos de sua frota. Ele proporciona a redução das despesas com combustível, independente do tamanho da sua frota. 

Primeiro, é necessário definir as regras da operação de abastecimento de sua frota. O segundo passo é eliminar comportamentos indesejados e desvios da operação. Depois disso, é só gerenciar o desempenho dos seus veículos e motoristas.

São diversas regras que podem ser estabelecidas junto ao sistema de gestão de frotas: diferença de quilometragem, diferença de tempo, tipos de combustível, dias e horários, redes credenciadas, etc.

Gestão de Manutenção

A Gestão de Manutenção é uma ferramenta de compras em oficinas, autopeças e lojas automotivas. Ela é capaz de concentrar em uma só plataforma virtual informações a respeito de orçamentos, controle de estoque e acompanhamento de manutenções.

É possível fazer orçamentos online com diversos credenciados ao mesmo tempo. Além disso, criar planos de manutenção preventiva e controle de estoque de peças.

De borracharias a concessionárias, de oficinas a autopeças. Com o sistema de Gestão de Manutenção você tem alternativas para fazer a melhor decisão de compra e manutenção.

O seu processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico quando se pode contar com diversos estabelecimentos para cotações. O sistema disponibiliza uma vasta e diversificada rede de credenciados para que você tenha sempre as melhores opções do mercado para a tomada de decisão.

Gestão Estratégica

É possível também elaborar diferentes relatórios para que a empresa possa atingir as suas metas. São muitos os profissionais qualificados a prestar todo o suporte que você precisa na análise dos diferentes relatórios disponibilizados. Para interpretar todos os gráficos e informações a fim de tomar a melhor decisão, conte com eles. 

Caso tenha interesse em facilitar os processos internos e externos das suas frotas, aumentar a produtividade da sua empresa e economizar com a logística trabalhando a seu favor, basta solicitar um orçamento através do link https://www.maxifrota.com.br/solicite-uma-proposta .