Importância da manutenção do cinto de segurança | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
7 de março, 2019 2208
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Importância da manutenção do cinto de segurança

Confira agora, dicas de manutenção com o cinto de segurança de automóveis e a importância desse item em nossas vidas:

– É importante verificar o estado do cinto em si (também chamado de cadarço) para ver se não há partes rasgadas ou descosturadas. Os cintos devem ser checados uma vez por ano, recomendam as montadoras, e é preciso que alguns detalhes estejam em dias.

– Evite usar o cinto de segurança quando este estiver torcido. Desta forma ele não cumpre sua função corretamente e em caso de uma colisão, ele pode até ferir o ocupante.

– Verifique se os engates não estão com folga. É preciso verificar se os engates não estão com folga e se estão bem presos à carroceria do carro.

– Troque após acidentes. Em caso de acidentes, a recomendação é trocar os cintos, mesmo que não existam problemas aparentes.

– Evite a contaminação da cinta com produtos para polimento. Deve-se tomar cuidado para evitar a contaminação da cinta com produtos para polimento, óleos, produtos químicos e especialmente com solução de bateria. A limpeza pode ser feita com segurança utilizando-se sabão neutro e água morna.

– Nunca utilize água sanitária. Certifique-se que não haja nada dentro do fecho. Neste caso, o cinto de segurança não poderá ser afivelado corretamente.

– A sujeira pode obstruir o seu enrolamento automático. Resíduos também danificam o material do cadarço, provocando uma corrosão e o rompimento na hora de um choque. Se seu carro pega muita poeira com os vidros abertos ou se foi molhado por dentro, é recomendado fazer uma lavagem. Para lavar, o cadarço deve ser puxado todo para fora, limpo e guardado somente depois de seco.

– Não repare, troque. Cintos de segurança jamais devem ser consertados. Em casos de defeito no pano ou em alguma peça, a parte defeituosa deve ser imediatamente trocada por um modelo igual ao recomendado pela montadora.

Agora que já sabemos bastante sobre este item, que nos oferece tanta segurança, é só pôr em prática o que aprendemos e seguir tranquilos para o nosso destino. Boa viagem!

#DicasMaxiFrota #CintodeSegurança